Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Escolas municipais preparam retorno das aulas presenciais no Ensino Fundamental em Lajeado

23/10/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pietra Darde

As escolas municipais estão mobilizadas para a retomada de atividades presenciais nas próximas semanas. Na quarta-feira, dia 28/10, os alunos dos anos finais - especificamente do 6º e do 9º ano - e as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) voltam às aulas presenciais em Lajeado. Já o retorno dos  Anos Iniciais, que estava previsto para o dia 12/11, foi antecipado para 03/11. A mudança ocorre devido a uma alteração no cronograma de volta às aulas do Governo do Estado que, a partir de pedido formal do município de Lajeado, autorizou o retorno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental também a partir do dia 28/10.

 

Das turmas de anos finais que retornam no dia 28, dados preliminares de um levantamento feito pela Secretaria da Educação (SED) indicam que aproximadamente 49% dos alunos matriculados retornarão nesta segunda etapa. Neste primeiro momento, os alunos do 7º e 8º ano terão atendimento presencial por agrupamentos, agendado com antecedência pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet.  

 

Conforme a titular da Secretaria da Educação (SED), Vera Plein, esta etapa de retorno foi organizada em parceria entre as Equipes Diretivas das EMEFs e a SED. O grupo definiu quais seriam as turmas prioritárias para o retorno presencial do Ensino Fundamental - Anos Finais, que têm liberação do Estado para retornar dia 28/10. As turmas de 6º e 9º anos foram escolhidas por serem turmas de transição (o 6º ano é a primeira turma do Ensino Fundamental II e o 9º ano é a última turma desta etapa). Já para o dia 03/11, foram definidas como prioritárias as turmas de 1º e 2º anos dos Anos Iniciais por serem turmas que compõem o ciclo de alfabetização.

 

Na EMEF Porto Novo, são aguardados 68 estudantes nesta segunda etapa. As escolas, que já estão atendendo os alunos da Educação Infantil, desde 1º/10, estão prontas para receber as novas turmas. As salas já estão organizadas, assim como os espaços de uso comum, que foram decorados e demarcados para haver distanciamento entre os alunos. Todas as escolas devem cumprir os requisitos dos seus Planos de Contingência para Monitoramento e Prevenção da Covid-19 e atender as necessidades impostas pela legislação estadual.

 

A aluna e presidente do Grêmio Estudantil da EMEF Porto Novo, Carolina Bresciani, conta que está tranquila, alegre e ansiosa pelo retorno.

 

- A saudade da escola e de ver os professores novamente me motivaram a voltar às aulas. Estou tranquila e acredito que a escola está preparada para nos receber. Sempre fomos recebidos de forma acolhedora e creio que desta vez não será diferente e, claro, respeitando o distanciamento social sempre - disse a aluna do 9º ano.

 

- Estamos felizes em acolhê-los porque a gente sabe que não existe outro espaço que substitui a escola. Aqui eles não têm só um ambiente de aprendizagem, mas sim de aprender a conviver e de se relacionar. Mas também existe um cuidado com a saúde de todos - contou a coordenadora pedagógica, Adriana Feil.

 

Segundo a coordenadora, temas como autocuidado e como lidar com as emoções serão intensificados durante as aulas com os alunos, após este retorno.

 

- Estamos torcendo para que seja uma experiência positiva - concluiu Adriana.

 

 

Mudança no atendimento da Educação Infantil

 

Após análise realizada pelas equipes diretivas e SED, um novo modelo de atendimento para os alunos da pré-escola entrará em vigor, a partir da próxima semana, dia 27/10 para as turmas localizadas em EMEFs e a partir do dia 03/11, para as turmas localizadas em EMEIs.

 

Até então, as escolas seguem recebendo os alunos 4 horas diárias, e as turmas estão divididas em dois grupos. Cada grupo está tendo aula presencial apenas dois dias na semana, sendo que um grupo tem aulas nas terças e quartas e outro nas quintas e sextas. 

 

No novo sistema, o atendimento seguirá sendo híbrido (mesclando atendimento presencial e à distância), mas a organização será quinzenal, sempre de terça a sexta-feira. A presença será desta forma: em uma semana, será atendido o grupo A e na outra, o grupo B. Na semana em que os alunos não frequentam a escola presencialmente, recebem atividade de forma remota. As famílias já foram comunicadas dessa nova organização pela Secretaria da Educação.

 

Os protocolos sanitários nas escolas municipais:

 

- Ao chegar na escola, o aluno terá que higienizar os sapatos no tapete sanitizante. 

 

- A temperatura corporal será aferida com um termômetro de mão, bem como deverá passar álcool em gel nas mãos. 

 

- Em espaços de uso comum, adesivos no chão estão sendo instalados, indicando o distanciamento mínimo entre os alunos.

 

- O uso de máscara é obrigatório para os alunos, exceto para crianças da educação especial, conforme o Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020. 

 

- Cada escola tem uma sala de isolamento, que serve para abrigar alunos, no caso de apresentarem algum sintoma respiratório durante o horário de aula.

 

- Álcool em gel estará à disposição dos alunos.

 

 

Saiba como será o atendimento do Ensino Fundamental na segunda etapa:

 

- A presença nas atividades presenciais não é obrigatória. Se a família preferir, poderá manter o aluno em casa, sem perda da vaga da matrícula e sem prejuízo na realização das atividades remotas. Os alunos que optaram por não comparecer às atividades presenciais seguirão recebendo atividades para realizar em casa.

 

- 28/10: Retorno do Ensino Fundamental - Anos Finais:

- Alunos das turmas do 6º e 9º anos retomam atividades presenciais nas escolas. O atendimento será em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e as turmas serão divididas em dois grupos. O grupo A será atendido em uma semana de segunda a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

- Neste primeiro momento, os alunos do 7º e 8º anos terão atendimento presencial por agrupamentos, agendado com antecedência pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet. 

 

- 03/11: Retorno do Ensino Fundamental - Anos Iniciais:

- Alunos das turmas do 1º e 2º anos retomam atividades presenciais nas escolas. O atendimento será em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e as turmas serão divididas em dois grupos. O grupo A será atendido em uma semana de segunda a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

- Neste primeiro momento, os alunos do 3º, 4º e 5º anos terão atendimento presencial por agrupamentos, organizados pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet. 

- As famílias estão sendo avisadas pelas equipes diretivas sobre como se dará a retomada

- Pais ou responsáveis deverão assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno. 

 

 

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas