Mais de 600 crianças voltam às aulas presenciais nas escolas municipais de Lajeado

01/10/2020

Créditos: Pietra Darde

Nesta quinta-feira, 1º/10, mais de 600 crianças da pré-escola - de 4 e 5 anos -, retornaram às salas de aula nas 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e nas turmas de 5 anos das 18 Escolas de Ensino Fundamental (EMEF) de Lajeado. Sem abraços e respeitando as medidas de distanciamento, cada escola preparou uma recepção carinhosa para acolher os alunos neste retorno presencial de volta às aulas.

Na EMEI Risque e Rabisque, do bairro Centro, os alunos eram recepcionados com música e pela equipe de profissionais já na entrada da escola. Já na EMEI Gente Miúda, do bairro Hidráulica, quem acolhia as crianças eram os personagens infantis Super Homem e Mulher Maravilha.

Para a diretora da EMEI Risque e Rabisque, Dirlene Rech, o manhã de hoje foi tomada por alegria.

- É um misto de sentimentos que estamos sentindo. Estávamos muito ansiosos para esse dia chegar. Hoje vamos acolher os alunos com momentos de escuta, brincadeiras e passar orientações de forma lúdica sobre como vai ser a partir de agora - contou a diretora.

O dia também foi muito aguardado pelas crianças.

- Ela pedia seguido pela creche e pelos colegas. Essa noite ela nem dormiu e acordou sem precisar chamar. Ela já está bem ciente sobre a questão de higienização e os cuidados que tem que tomar. Mas sei que a escola cuida bem dela e a volta foi bem planejada - disse Carla Vitória da Silveira, ao deixar a filha Mariah da Silveira na creche.

Agora, novos equipamentos farão parte da rotina da escola. Entre eles, máscaras, termômetros digitais, totens de álcool gel e tapetes sanitizantes.

- A escola tá bem diferente. Tem estrelinha no chão para a gente ficar longe um do outro. O que eu mais gosto da escola é de brincar com as outras crianças. Mas agora, só vamos poder conversar - disse o pequeno Joaquim Nogueira da Silva.

Saiba mais

Para a volta às aulas, cada escola elaborou um Plano de Contingência para Monitoramento e Prevenção da Covid-19, todos aprovados pelo Centro de Operação de Emergência Municipal (COE Municipal). As atividades internas foram organizadas conforme as especificidades das escolas, que precisam cumprir os requisitos dos seus planos de contingência e atender as necessidades impostas pela legislação, como o distanciamento mínimo entre os alunos e restrições de espaço da sala de aula, entre outras exigências do Governo do Estado.

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) sanitizou todos os espaços das 48 instituições de ensino do município com produtos especiais de higienização. Por sua vez, os profissionais de educação concursados foram testados para Covid-19. Ao todo, os 1.300 profissionais foram testados para detecção de anticorpos antes do reinício das atividades escolares.

Veja como está sendo o funcionamento nas escolas municipais nesta primeira etapa:

- Ao chegar na escola, o aluno precisa higienizar os sapatos no tapete sanitizante.

- A temperatura corporal é aferida com um termômetro de mão.

- O aluno precisa passar álcool em gel nas mãos antes de entrar na escola.

- Em espaços de uso comum, estão sendo instalados adesivos no chão que indicam o distanciamento mínimo entre as crianças.

- O uso de máscara é obrigatório para os alunos, exceto para crianças da educação especial, conforme o Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020.

- O acesso à escola para pais ou responsáveis tem restrições diferenciadas em EMEIs e EMEFs, dependendo do tipo de construção e do acesso à escola.

- Cada escola tem uma sala de isolamento, que serve para abrigar crianças em caso do aluno apresentar algum sintoma respiratório durante o horário de aula.

- Os espaços, os brinquedos e os materiais da escola serão higienizados com frequência ainda maior.

- Álcool em gel estão à disposição dos alunos.

- Nas salas de aula, foi observado o teto de ocupação dos espaços e dos ambientes, de acordo com as regras do decreto estadual. Mesas e cadeiras foram realocadas para manter o distanciamento mínimo entre os alunos.

Como será o atendimento nas escolas municipais na primeira etapa:

- Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.

- Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.

- A presença nas atividades presenciais não é obrigatória. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula e sem prejuízo na realização das atividades remotas.

- O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial: serão 4 horas diárias nesta primeira etapa, e as turmas serão divididas em dois grupos. Cada grupo terá aula presencial apenas dois dias na semana neste primeiro momento: um grupo terá aulas nas terças e quartas e outro nas quintas e sextas. Nas segundas-feiras será o dia de higienização completa da escola.

- Os alunos que não participarem das atividades presenciais seguirão recebendo atividades para realizar em casa.

- As famílias foram avisadas pelas equipes diretivas sobre a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.

- Pais ou responsáveis assinaram, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno.

O calendário de retorno das atividades em Lajeado previsto até agora:

15/09 - Educação Infantil das escolas privadas - Em funcionamento

21/09 - Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio) - Em funcionamento

1º/10 - Educação Infantil das escolas municipais (apenas para alunos de 4 a 5 anos) - Iniciou hoje

13/10 - Ensino Médio (escolas estaduais)

28/10 - Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)

12/11 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Para saber mais sobre o calendário apresentado pelo Governo do Estado, clique aqui.¿