Lajeado e região permanecem na bandeira laranja, e escolas privadas retomam Ensino Médio

21/09/2020

Lajeado e a região do Vale do Taquari permaneceram na bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 22/09 e 28/09.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida a partir da 0h desta terça-feira, 22/09, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 28/09. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 1,19, enquanto na semana passada o indicador era de 0,88 - quanto menor o índice, melhor.

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Retorno do Ensino Médio nas escolas privadas

Com o município de Lajeado classificado na bandeira laranja por mais de duas semanas consecutivas, as escolas privadas retomaram as aulas para o Ensino Médio nesta segunda-feira, 21/09, seguindo o calendário escalonado proposto pelo Governo do Estado.

A organização das atividades internas e os protocolos de segurança serão de responsabilidade das escolas. Os planos devem seguir as exigências apresentadas pelo Governo do Estado por meio da Portaria Conjunta 01/2020, das secretarias estaduais da Saúde e da Educação, que pode ser conferido aqui.

Na rede municipal de ensino, o retorno da Educação Infantil está programado para acontecer dia 1°/10. Depois disso, a próxima etapa da educação com permissão para retornar, de acordo com o calendário estadual, é os Anos Finais do Ensino Fundamental, no dia 28/10.

Importante ressaltar que a presença nas atividades presenciais não é obrigatória em nenhuma das redes de ensino, ou seja, a família que não desejar mandar seu filho para a escola ficará livre para mantê-lo em casa.

Para conferir o Decreto Municipal 11.737 que trata sobre o retorno das aulas nas instituições de ensino, clique aqui.

O calendário de retorno das atividades em Lajeado previsto até agora:

15/09 - Educação Infantil das escolas privadas - Em funcionamento

21/09 - Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio) - Em funcionamento

1º/10 - Educação Infantil das escolas municipais (apenas para alunos de 4 a 5 anos)

13/10 - Ensino Médio (escolas estaduais)

28/10 - Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)

12/11 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Para saber mais sobre o calendário apresentado pelo Governo do Estado, clique aqui.

Como será o atendimento nas escolas municipais na primeira etapa:

- Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.

- Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.

- A presença NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula.

- O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial.

- Cada escola deverá seguir protocolos rígidos exigidos pelo governo do Estado. Para saber mais sobre as exigências, clique aqui.

- Outros detalhes serão divulgados posteriormente.

- As famílias serão avisadas com antecedência sobre como se dará a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.