Profissionais da saúde participam de Simpósio da Covid-19

18/09/2020

Créditos: Pietra Darde

Ao longo desta sexta-feira, 18/09, profissionais da saúde participam do Simpósio Covid-19 - Do Diagnóstico ao Tratamento, um encontro para debater sobre a pandemia do novo coronavírus. O evento ocorre no anfiteatro da Clínica Dr. Wilson Dewes, com acesso ao público restrito e com transmissão online pela plataforma YouTube (clique aqui para assistir). A realização é da Prefeitura de Lajeado, Univates e Hospital Bruno Born (HBB). O objetivo do evento é discutir as opções de tratamento para a Covid-19 nas suas três fases, as novidades sobre a doença e avaliar principais sintomas e exames associados.

O simpósio iniciou pela manhã com a palestra do Dr. Marcos Rogério de Castro Frank, que apresentou uma visão histórica de pandemias no mundo. Frank recordou diversas doenças, como a gripe espanhola, peste negra, varíola, e suas respectivas formas de contaminação, sintomas e tratamento. Segundo Frank, este histórico demonstra que não é a primeira vez que a humanidade enfrenta um novo vírus, mas sim, a primeira vez desta geração.

- Tenho certeza de que daqui a 30 anos vamos contar aos nossos sucessores como foi viver em 2020, como foi enfrentar e vencer o coronavírus por meio do avanço do nosso conhecimento e de uma vacina - disse.

Em seguida, o Professor Dr. Luís Fernando Kehl apresentou de que forma o vírus se comporta e age no organismo, por meio de gráficos e desenhos ilustrativos. Após, foi a vez do Dr. Ramatis Birnfeld de Oliveira, que abordou a farmacologia dos medicamentos na Covid-19, com foco nos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina. Ramatis expôs os mecanismos dos remédios, de que forma podem contribuir para evitar a replicação do vírus no organismo e os cuidados necessários com os efeitos adversos.

A manhã encerrou com o Secretário Municipal da Saúde, Cláudio André Klein, e com o Dr. Juliano Mello Silva, que explanaram a experiência do município de Lajeado desde o início da pandemia. Os profissionais mostraram dados da evolução de casos e ações específicas realizadas.

À tarde, a programação continuará com aspectos clínicos característicos, tratamentos e tipos de exames para Covid-19.