Prefeitura de Lajeado promove live sobre Educação e Saúde em tempos de Covid-19

26/08/2020

Créditos: Maiara Rovêa

Nesta quarta-feira, 26/08, a Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Sed), realizou uma conversa sobre o tema "Educação e Saúde: um Diálogo Necessário em Tempos de Pandemia do Coronavírus". O debate ocorreu por meio de uma live transmitida por meio da plataforma do Youtube para os profissionais da rede municipal de ensino. Mais de 700 pessoas, entre diretores, professores, coordenadores, monitores, recreacionistas e outros profissionais, participaram.

- Não temos neste momento um calendário definido sobre "se" e "quando" se dará o retorno presencial, nem temos todas as respostas. Nossa intenção foi promover um encontro para tratar do tema, apresentar o que se conhece sobre o novo coronavírus neste momento e esclarecer medos e ansiedades. Falar sobre o assunto contribui para acalmar as pessoas e trazer contribuições a esta construção que está sendo feita. Teremos outros momentos assim nos próximos dias - disse Vera Plein, Secretária da Educação de Lajeado.

Para tratar sobre o assunto, fizeram apresentações a secretária Vera Plein, o Secretário da Saúde, Dr. Cláudio Klein, e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Demarchi. Após a abertura pela secretária Vera, o médico pneumologista Cláudio Klein fez uma apresentação para abordar os dados da contaminação por coronavírus em Lajeado e explicou as medidas de prevenção que devem ser tomadas para segurança dos alunos e professores.

- O uso de máscara é uma questão de responsabilidade social. Se uma pessoa apresentar qualquer sintoma ela deve usar a máscara até mesmo em casa. E no caso de ser alguém que não apresente nenhum sintoma, ela deve usar máscara e respeitar o distanciamento social quando tiver contato com outras pessoas. Por isso sempre recomendamos: usem máscara e se possível troquem de máscara a cada turno do dia, ou quando sentir que ela está úmida - foi uma das orientações do Dr. Klein.

A coordenadora Juliana destacou sobre o protocolo de retomada de atividades específicas e explicou questionamentos acerca do conceito de surto.

- O surto é definido quando dois casos são confirmados no mesmo local com uma vinculação temporal de 14 dias. Por exemplo, se aparecer uma aluno na turma com resultado confirmatório para coronavírus, e no intervalo inferior a quinze dias outro aluno na mesma turma também tiver resultado positivo para Covid-19, isso será configurado como surto - relatou Juliana.

Durante a live, os profissionais da educação apresentaram questionamentos acerca do trabalho nas escolas e, principalmente, sobre preocupações com o eventual retorno presencial dos alunos nas escolas. Questões como higienização, quantidade de alunos, carga horária do professor para atender alunos presenciais e virtuais, presença obrigatória ou não do aluno na escola, cuidados com os protocolos e relação com as famílias para alertar sobre os cuidados foram temas apresentados. Nem todas as questões puderam ser respondidas durante o encontro, mas a equipe da Secretaria da Educação compilou as questões para elaborar respostas e encaminhar às escolas nos próximos dias para esclarecer as dúvidas.

Para conferir a live, clique neste link: http://bit.ly/educalajeado