Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lajeado e região tem Plano de Cogestão do Distanciamento Controlado aprovado pelo Governo do Estado

24/08/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O Governo do Estado aprovou o plano de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado proposto pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). A confirmação foi feita no sábado, 22/08. Isso significa que, agora, os municípios signatários do Plano poderão adotar medidas mais flexíveis do que as definidas pela bandeira vermelha. O plano prevê regras mais flexíveis para os setores de Comércio, Serviços, Alimentação e Administração Pública.

 

Na última sexta-feira, 21/08, Lajeado e a região do Vale do Taquari foram classificados na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado para a semana entre os dias 25/08 e 31/08. O índice final foi de 2,03, enquanto que na semana passada o indicador era de 1,23 - quanto menor o índice, melhor. A AMVAT entrou com recurso para buscar reverter a bandeira, e o resultado será divulgado nesta segunda-feira, 24/08. Mesmo que o recurso não seja aceito, o plano de cogestão que flexibiliza as regras já será válido a partir desta terça-feira, 25/08. 

 

Saiba como funciona o Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19)

 

No caso da região se classificar em bandeira vermelha, os setores que terão protocolos mais flexíveis são:

- Administração Pública: adota as regras da bandeira laranja

- Alojamento e Alimentação: mantém teto de ocupação da bandeira vermelha, e os restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço, lanchonetes e lancherias adotam modo de atendimento presencial restrito das 7h às 23h

- Comércio: adota as regras da bandeira laranja

- Serviço: adota as regras da bandeira laranja

 

Os setores de Agropecuária, Indústria, Educação, Saúde e Assistência, Serviços de Informação e Comunicação, Serviços de Utilidade Pública e Transporte, permanecem com regras vigentes do decreto estadual para bandeira vermelha.

 

Para garantir que as medidas flexibilizadas não ofereçam riscos à saúde pública, foi formada uma comissão técnica que fará a análise regional do avanço da pandemia no Vale do Taquari. Integram a comissão o secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, o diretor do Hospital Bruno Born de Lajeado, Cristiano Dickel, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, a representante da Vigilância Sanitária de Estrela, Carmen Hentschke e o médico indicado pelo município de Encantado, Paulo Führ. 

 

Para saber mais sobre o Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) - Regiões de Saúde R29 e R30, clique aqui.

 

Para acessar os decretos municipais relacionados à cogestão, clique aqui

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas