Equipes da Prefeitura de Lajeado fiscalizam cumprimento do novo Decreto Municipal

24/07/2020

A partir da publicação do novo Decreto Municipal n° 11.664/2020, publicado na quinta-feira com o objetivo de reduzir aglomerações para evitar contaminações pelo novo coronavírus em Lajeado, equipes de fiscais da Prefeitura de Lajeado começaram na noite de quinta-feira, 23/07, a fiscalizar o cumprimento das regras.

Os fiscais percorreram os bairros Alto do Parque, Campestre, Centro, Hidráulica, Montanha, Olarias, Santo André, São Cristóvão e Universitário. Durante toda a ação de fiscalização, foram feitas 12 notificações aos estabelecimentos. As notificações eram orientações que tratavam sobre o distanciamento, o uso da máscara e o horário de funcionamento permitido. Agora, estabelecimentos como restaurantes, bares e pubs devem encerrar atividades às 23h, sendo vedada a permanência de clientes após este horário.

A 30° Operação Integrada contou com a presença dos fiscais da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), do Planejamento e Urbanismo (Seplan), do Meio Ambiente (Sema) e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa). A ação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

A equipe de fiscalização estará atuando na cidade durante esta sexta-feira, 24/07, no sábado o dia inteiro e também no domingo à tarde.

O aumento das restrições tem o objetivo de evitar um novo possível surto de contaminação por coronavírus no município, em um momento que se percebe o aumento do número de casos ativos em relação a semanas anteriores.

Ruas e avenidas serão novamente fechadas no final de semana

Também com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e as aglomerações na cidade, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), de Obras e Serviços Públicos, do Departamento de Serviços Urbanos e de órgãos de fiscalização, fará novamente neste final de semana, dias 25 e 26/07, ações para restrição de circulação de carros e pessoas nas áreas de maior risco de aglomeração. Os locais com restrição serão demarcados com sinalização de trânsito.

Os locais que terão restrição de circulação:

- Rua Santos Filho, junto ao Parque dos Dick

- Avenida Avelino Talini, junto à Univates, entre as rótulas das avenidas Alberto Müller e Alberto Pasqualini

- Avenida Piraí, entre a Avenida Senador Alberto Pasqualini e o Parque Piraí

- Proximidades do Pico do 8 (próximo à Univates)

- Proximidades dos postos de combustíveis

- Parque de Eventos do município

As medidas que todos devem seguir:

- Saia de casa apenas para fazer o essencial. Quanto menos gente circulando, menor a contaminação pelo coronavírus

- Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas.

- Lave sempre as mãos com água e sabão, evitando tocar o rosto. Se não for possível lavar, use álcool em gel 70°. Tenha um frasco sempre consigo para higienização.

- Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Apenas pessoas que moram juntas podem compartilhar. Nos outros casos, cada um deve usar sua própria cuia e bomba.

- Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação.

- Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. NUNCA tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

Lembrando: não é permitido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do município.