Prefeitura fará novas ações para restrição de circulação de pessoas neste final de semana em Lajeado

17/07/2020

Neste final de semana, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), de Obras e Serviços Públicos, do Departamento de Serviços Urbanos e de órgãos de fiscalização, voltará a fazer ações para restrição de circulação de carros e pessoas nas áreas de maior risco de aglomeração. O objetivo da ação reduzir a circulação de pessoas para evitar contaminação peplo novo coronavírus, evitando-se assim que aconteçam aglomerações, como em parques e praças.

- Após uma semana de cheias em que o município focou esforços no atendimento de famílias desalojadas, precisamos reforçar nossa atenção ao coronavírus. As aglomerações geradas pela enchente, além do período específico do inverno, podem contribuir para um aumento do número de casos. Precisamos agir para evitar a progressão da doença na nossa cidade - explica o pneumologista Dr. Cláudio Klein, secretário municipal da Saúde de Lajeado.

Os locais com restrição serão demarcados com sinalização de trânsito, e haverá equipes de fiscalização atuando no final de semana.

Os locais que terão restrição de circulação:

- Rua Santos Filho, junto ao Parque dos Dick

- Avenida Avelino Talini, junto à Univates, entre as rótulas das avenidas Alberto Müller e Alberto Pasqualini

- Avenida Piraí, entre a Avenida Senador Alberto Pasqualini e o Parque Piraí

- Proximidades do Pico do 8 (próximo à Univates)

- Proximidades dos postos de combustíveis

- Parque de Eventos do município

As medidas que todos devem seguir:

- Saia de casa apenas para fazer o essencial. Quanto menos gente circulando, menor a contaminação pelo coronavírus

- Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas.

- Lave sempre as mãos com água e sabão, evitando tocar o rosto. Se não for possível lavar, use álcool em gel 70°. Tenha um frasco sempre consigo para higienização.

- Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Apenas pessoas que moram juntas podem compartilhar. Nos outros casos, cada um deve usar sua própria cuia e bomba.

- Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação.

- Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. NUNCA tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

Lembrando: um decreto municipal proíbe o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do município.