Prefeitura apresenta resultados da pesquisa dos efeitos da crise no setor produtivo municipal

06/07/2020

Créditos: Maiara Rovêa

A Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias da Fazenda (Sefa) e do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), apresentou nesta segunda-feira, 06/07, os resultados da pesquisa sobre os efeitos da crise do novo coronavírus no setor produtivo de Lajeado. O material foi apresentado para membros do Fórum das Entidades Empresariais de Lajeado e da imprensa.

As respostas à pesquisa foram coletadas por meio de um questionário online disponibilizado pela Prefeitura ao setor empresarial entre os dias 22/06 e 28/06 e tinha como objetivo compreender o cenário atual, identificar os principais impactos até o momento e obter subsídios de informações para o planejamento de eventuais políticas públicas de suporte ao setor produtivo. No total, 137 empresas de diversos segmentos e tamanhos responderam o questionário.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, a pesquisa cumpriu com o seu objetivo de trazer mais informações para que o poder público avalie a realidade do setor produtivo e possa, com isso, buscar, em conjunto com sociedade, ações para o enfrentamento dos impactos da crise econômica e social.

- Apesar da grave crise pela qual estamos passando, pudemos perceber que o setor produtivo mostra sinais de reação e se mostra preparado para superar esse momento. É lógico que há dados que preocupam, mas por outro lado vemos que de forma geral as empresas estão sendo resilientes na crise, conseguindo manter seu funcionamento e, principalmente, manter empregos e a geração de renda. Com base nisso, a ideia é avaliarmos, em conjunto com entidades empresariais, ações que possam ajudar na retomada da economia da forma mais rápida possível.

Para o Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, a pesquisa serviu para trazer um cenário mais claro do momento atual.

- É uma crise inédita, com muitas aspectos pouco conhecidos. No entanto, a pesquisa nos trouxe respostas interessantes e que serão fundamentais para podermos avaliar e desenhar ações de enfrentamento aos desafios que virão. No curto prazo, percebemos que o setor empresarial vê como fundamental a manutenção da nossa região na bandeira laranja, evitando maiores restrições, e é isso que o poder público vem, na medida do possível, fazendo nos últimos meses. Infelizmente sabemos que isso depende de inúmeras variáveis, muitas delas que fogem dos indicadores regionais, mas é crucial sabermos da importância disso para a economia.

A apresentação da pesquisa pode ser acessada aqui.

Agora, as informações detalhadas da pesquisa serão enviadas às entidades empresariais para que possam avaliar. Posteriormente será feito reunião para debater ações e planejar os próximos passos.