Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Atendimentos no Centro de Saúde Montanha são retomados

01/07/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pietra Darde

O Centro de Saúde Montanha, que desde abril era a referência para atendimento exclusivo para sintomáticos respiratórios de Covid-19 em Lajeado, teve seus atendimentos habituais retomados nesta quarta-feira, 1º/07. Agora, todas as unidades de saúde do município realizam o atendimento de sintomáticos respiratórios, além dos atendimentos normais. 

 

A mudança no Centro de Saúde Montanha ocorreu devido à baixa procura pelo atendimento e pela estabilização na evolução da pandemia do novo coronavírus em Lajeado (veja mais neste link http://twixar.me/Bfdm ). Ou seja, a partir de agora, os moradores dos bairros Montanha, Moinhos d’Água e Bom Pastor podem buscar novamente atendimento na Unidade, onde também funciona o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Entretanto, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), serviço que também ocorria no Centro de Saúde permanece alocado em outras unidades de saúde. 

 

 “Neste primeiro dia, muitas pessoas já entraram em contato conosco de forma presencial e também por telefone. Ainda estamos em um processo de experimentação e de organização. Todos da equipe das ESFs estão animados e satisfeitos com este retorno”, contou a enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde Montanha, Joice Wendt.

 

No período em que a unidade foi destinada apenas para atender aos sintomáticos de Covid-19, parte da equipe do Centro de Saúde Montanha foi deslocada a outras unidades de saúde que atenderam às demandas da população que antes da pandemia eram atendidas no Centro de Saúde Montanha. Foi o caso da ESF Santo André, unidade que anteriormente havia atendido Sandra Regina Bernadini, 47 anos, moradora do bairro Montanha. “Após ter sido atendida no Santo André, hoje tive reconsulta no Centro de Saúde Montanha. Este posto é mais perto da minha casa e fui bem atendida”, relatou Sandra.

 

Por sua vez, o casal Airton dos Santos e Bruna Labres, moradores do bairro Bom Pastor, também buscaram pelo serviço na manhã desta quarta-feira. “Trouxemos nossos dois pequenos filhos para serem vacinados. Nenhum dos dois chorou, foi tranquilo. Sempre fomos muito bem atendidos aqui”, contou Airton.

 

Assim como está ocorrendo em todas as unidades de saúde, quem busca pelo serviço é recepcionado por um profissional que faz o primeiro atendimento e presta as primeiras orientações. Em caso do paciente apresentar algum sintoma relacionado à Covid-19, é encaminhado ao acolhimento e, após, aguarda em uma sala de espera exclusiva e recebe atendimento preferencial. 

 

A fim de atender às demandas de saúde, o Centro de Saúde Montanha e a Unidade Central de Promoção à Saúde do bairro Centro permanecem com seus horários estendidos, funcionando das 7h30 até as 19h.

 

Mais informações sobre os postos de saúde podem ser obtidas por meio do site da prefeitura neste link http://twixar.me/YpHT

 

Mais horas de médico no Novo Tempo

 

A partir desta quarta-feira, 1º/07, a  UBS Novo Tempo conta com mais 20h de médico clínico de suporte para ser referência na macrorregião, formada pelos bairros Morro 25, Nações, Conservas, Santo Antônio e Jardim do Cedro.

 

Desta forma, permanecem suspensos neste momento apenas os serviços na Unidade Básica de Saúde Universitário e na Academia de Saúde do Bairro Olarias. Pessoas que antes eram atendidas na UBS Universitário continuam sendo atendidas no Centro de Saúde São Cristóvão.

 

 

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas