Fiscais da prefeitura atuaram no último final de semana em Lajeado

29/06/2020

Créditos: Divulgação

Neste final de semana, entre os dias 26 e 28/06, equipes de fiscalização da Prefeitura de Lajeado atuaram em diversos locais da cidade. O objetivo foi fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais que determinam medidas sanitárias e de distanciamento para conter a disseminação do novo coronavírus. Ruas, avenidas e parques da cidade também tiveram seus acessos restritos para circulação de carros e de pessoas no sábado e domingo.

As fiscalizações no município estão ocorrendo de forma integrada por fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Departamento de Trânsito de Lajeado. Em algumas operações, conta com apoio da Brigada Militar.

Na tarde de sexta-feira, 26/06, e na manhã do sábado, 27/06, a fiscalização se concentrou no comércio em geral e ambulante. Do total de 16 locais vistoriados, três comerciantes ambulantes foram orientados a deixarem o local por não possuírem alvará de licença.

Já na tarde de sábado uma equipe de fiscais percorreu os bairros Universitário, Campestre, Olarias, Conventos, São Bento e Centro para verificar se haviam pontos de aglomeração de pessoas. Os fiscais permaneceram de sobreaviso para estarem disponíveis em caso de recebimento de denúncia.

À noite, os fiscais verificaram o cumprimento de um acordo feito em um estabelecimento no bairro Hidráulica, em relação ao número de clientes no local, distanciamento entre as mesas e ao uso obrigatório de máscaras para clientes. Foi observado que o local estava de acordo com as regras exigidas.

Além disso, na mesma noite foram averiguadas três denúncias, sendo duas em canchas de bocha, localizadas nos bairros Campestre e São Cristóvão, e uma em um estabelecimento no bairro Moinhos D’Água. As denúncias foram infundadas visto que os três locais estavam fechados. Ainda, foi vistoriado o consumo de bebida alcoólica em lojas de conveniência de postos de combustíveis, bem como o cumprimento dos decretos em bares e restaurantes. Ao todo, foram vistoriados 25 locais e apenas um deixou de apresentar o alvará de licença.

No domingo, 28/06, a operação ocorreu à tarde e teve como foco o comércio ambulante, lojas de conveniência, canchas de bocha e as áreas que tiveram seus acessos restringidos pela Prefeitura.

Ao longo de todo o final de semana, não foram emitidas multas para nenhum estabelecimento.

Os estabelecimentos comerciais que não respeitarem as regras e demais determinações para o funcionamento durante a pandemia estão sujeitos à notificação, multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará em caso de reincidência.