Prefeitura de Lajeado recebe doação de cestas básicas

24/06/2020

Créditos: Pietra Darde

Na manhã desta quarta-feira, 24/06, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), recebeu a doação de 158 cestas básicas de auditores fiscais federais agropecuários do Rio Grande do Sul, por meio da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários e da Delegacia Sindical do Anffa RS.

Os alimentos, que serão distribuídos segundo os critérios adotados na campanha Cesta Solidária, foram entregues no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania, no bairro Centro, na presença da titular da STHAS, a assistente social Céci Gerlach, do presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários (Afama-RS), Clovis Fantoni, e do auditor fiscal Ricardo Cimirro.

As cestas são compostas por papel higiênico, sabão líquido e em barra, azeite, bolacha, farinha de trigo e de milho, açúcar, café, massa, arroz, feijão, extrato de tomate e sal. De acordo com Céci, os produtos serão destinadas às famílias que são atendidas pela rede socioassistencial, no CRAS e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

- Esta iniciativa dos dois órgãos é importante pois ela vem para somar com as ações que já estão sendo executadas pelo governo municipal, que buscam qualificar as políticas sociais em nosso município. Estamos felizes e agradecidos em poder também contar com apoio de entidades - contou Céci.

Representando o grupo de doadores, Clovis Fantoni explicou que as duas entidades decidiram se unir para promover uma ação simbólica de ajuda ao próximo em Lajeado, onde cerca de 20 fiscais federais atuam na fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e vegetal em frigoríficos.

- Escolhemos Lajeado pois a cidade reúne vários frigoríficos sob inspeção de nossos colegas e, também, por ter sido bastante atingida pela Covid-19. Nosso intuito é contribuir com alimento para as pessoas que mais necessitam. Para isso, pedimos auxílio à Sthas para que nos ajudasse a atingir essa população com apoio na destinação - explicou Fantoni.

A forma de repasse das cestas básicas para as famílias acontece da seguinte forma:

- No CRAS do Centro, o repasse é para as famílias inscritas e com Cadastro Único atualizado (últimos 2 anos).

- No CREAS para famílias sem Cadastro Único ou cadastro desatualizado.

- No CRAS do Planalto o qual é referência para sete bairros, o repasse é para famílias independente de ter o cadastro atualizado ou não ter cadastro.