Lajeado e região permanecem na bandeira laranja, e fiscalizações continuam

22/06/2020

Créditos: Divulgação

Lajeado e a região do Vale do Taquari permanecem na bandeira laranja de 22 a 28/06, conforme a classificação de risco atribuída pelo governo estadual.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo governo do Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A validade da bandeira é das 0h desta terça-feira, 23/06, até as 24h de segunda-feira, 29/06. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 0,90, enquanto que na semana passada o indicador era de 1,06 - quanto menor o índice, melhor.

Fiscalizações

Neste final de semana, entre os dias 20 e 21/06, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Lajeado visitaram diversos locais para fiscalizar o cumprimento das medidas de distanciamento social e outras regras que estão previstas no Decreto Municipal nº 11.598 e Decreto Estadual nº 55.240. Além disso, os fiscais também fiscalizaram o comércio ambulante no centro da cidade.

No sábado, dia 20/06, pela manhã, 15 estabelecimentos comerciais receberam orientações dos fiscais, e um outro foi notificado. Com relação ao comércio ambulante, três ambulantes foram retirados dos locais por não possuírem alvará. Outros 10 ambulantes receberam orientações quanto ao regramento que deve ser respeitado para a prática do comércio ambulante.

Ainda no sábado, pela tarde, fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Departamento de Trânsito de Lajeado vistoriaram 19 empresas. Destas, duas foram notificadas por pequenas transgressões e outras três foram autuadas com multa. No primeiro caso de multa o estabelecimento comercial possuía aglomeração de pessoas. Outra empresa foi autuada por não respeitar horários de funcionamento e estar com mesas e cadeiras na via pública. No terceiro caso de multa, um posto de combustíveis estava com a loja de conveniência permitindo o consumo de bebidas alcoólicas no local.

No domingo, dia 21/06, nova ação de fiscalização resultou em 25 empresas vistoriadas e outras 3 notificadas. A colocação de cadeiras e mesas sobre a via pública e em passeios públicos, que costumam avançar além da área de recuo onde as empresas podem utilizar para dispor mesas e cadeiras, o consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis, regras de distanciamento durante a pandemia e retirada de veículos em loteamento conhecido como “Pico do 8”, localizado atrás do complexo esportivo da Univates, foram as ações de fiscalização que ocorreram.

Em relação ao decreto estadual, as medidas se mantiveram iguais às da semana anterior.

São elas:

- Em relação ao funcionamento de bufês, permanecem as determinações do decreto estadual, que proíbe o autosserviço.

- É proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do Município;

- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, food trucks e trailers. Lojas de conveniência não tem mais restrições de horário de funcionamento;

- Os estabelecimentos não podem colocar mesas e cadeiras nos passeios públicos;

- Bares, lancherias e food trucks localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somente poderão atender ao público no turno da manhã, devendo após as 13h atender, exclusivamente, no sistema de tele-entrega ou takeaway, sendo vedada qualquer presença de público no local;

- Mercados e açougues localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deverão atender, exclusivamente, no sistema de takeaway no horário compreendido entre as 12h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, podendo nos demais horários e dias seguir com atendimento presencial, desde que observando o cumprimento de todas as demais regras estabelecidas na legislação municipal, estadual e federal;

- O transporte público gratuito para idosos será nos horários entre 9h e 11h30 e 14h e 16h30;

- As academias poderão funcionar com 25% de seus funcionários e observando o limite de 1 cliente a cada 16 m² de área útil e o máximo de 20 alunos por período de treino. Fica autorizada a realização de aulas coabitadas, com 1 aluno a cada 16m², observado o limite máximo de 5 alunos por aula. Considera-se área útil somente o espaço utilizado para prática de atividade física.

Para saber mais:

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.