Equipes diretivas da educação infantil e do ensino fundamental recebem formação no programa Conte Comigo

22/06/2020

Créditos: Maiara Rovêa

Começou nesta segunda-feira, 22/06, a formação de facilitadores do programa Conte Comigo, promovido pela Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria da Educação (SED). O projeto integra o Pacto Lajeado pela Paz. O treinamento vai até o dia 30/06 e é feito de modo online. São 55 profissionais das equipes diretivas que estão sendo preparados para se tornarem facilitadores.

Segundo Priscilla Hasstenteufel, professora e supervisora pedagógica do Ensino Fundamental na SED, a capacitação é feita em duas etapas: a primeira ocorreu em fevereiro na formação de professores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que compartilham as aprendizagens com os alunos; e, agora, está sendo feita a capacitação de membros das equipes diretivas que compartilharão os ensinamentos com os pais dos alunos.

Os facilitadores receberam um manual e irão trabalhar com pais de alunos técnicas de compartilhamento de histórias e fortalecimento de vínculos familiares. Eles farão isso com o auxílio de cinco livros que contam histórias de famílias e de sete fichas que tratam das aprendizagens geradas a partir destas histórias.

- Ao ensinarmos as técnicas de compartilhamento de livros entre os pais e as crianças, estaremos fornecendo subsídios para que os cuidadores ajudem as crianças a desenvolverem-se ainda mais nas questões cognitivas, de atenção sustentada, entre outros. Ao mesmo tempo, nós mesmas estaremos criando vínculos mais próximos entre estas famílias - conta Priscila.

Saiba mais sobre o programa:

- O Conte Comigo é um programa de prevenção à violência que faz parte do Pacto Lajeado pela Paz.

- O programa é voltado às crianças de 3 a 6 anos e visa o desenvolvimento da linguagem e da cognição infantil.

- É aplicado tanto nas escolas quanto nas famílias de alunos.

O Pacto Lajeado Pela Paz

O Pacto Lajeado Pela Paz é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz para prevenir a violência no município. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), atuando em dois eixos: prevenção e aplicação da lei. Na prevenção, o objetivo é realizar ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, com atividades de promoção da paz desenvolvidas nas salas de aula de escolas de todo o município. Já na área da aplicação da lei, o Pacto prevê a realização de ações integradas de fiscalização e policiamento para melhorar a sensação de segurança no município e reduzir a perturbação do sossego.