Após três meses do primeiro caso de coronavírus, saiba mais sobre as ações realizadas pela Prefeitura de Lajeado para conter a pandemia

19/06/2020

Neste sábado, 20/06, completam três meses do primeiro caso confirmado de Covid-19 no município de Lajeado. Ao longo deste período, a Prefeitura de Lajeado promoveu diversas ações para controlar, reduzir os impactos e mitigar efeitos dos problemas causados pela pandemia.

Após três meses de enfrentamento da Covid-19, o município contabiliza, segundo dados de quarta-feira: 1.564 casos confirmados, 1.531 casos recuperados e 21 óbitos, resultando em 12 ativos. Isso significa que 97,8% das pessoas contaminadas se recuperaram da doença, e que a letalidade aparente (proporção entre os óbitos e o número de casos confirmados conhecidos) na cidade foi uma das mais baixas do país, de 1,34%. Na manhã desta sexta-feira, não havia nenhum paciente de Lajeado utilizando a UTI Covid, do Hospital Bruno Born.

Receitas e despesas com a Covid-19

Para saber mais sobre as licitações do município relacionadas ao coronavírus, clique aqui.

Para saber mais sobre as receitas do município relacionadas ao coronavírus, clique aqui.

Para saber mais sobre as despesas do município relacionadas ao coronavírus, anteriores ao dia 08/04/20, clique aqui. Já para as posteriores ao dia 08/04/20, clique aqui.

Evolução do número de casos

Para conferir a evolução dos números no munícipio desde o primeiro caso confirmado de coronavírus, clique aqui.

Confira abaixo algumas ações e medidas adotadas, em ordem cronológica:

12/03 - Criação do Grupo de Contingenciamento para acompanhamento de casos e alinhamento de estratégias de atendimento com reuniões diárias dos participantes. Confira aqui.

13/03 - Criação de área especial no site da prefeitura com atualização sobre os dados do Coronavírus no município. Confira aqui.

16/03 - Compra de 7 equipamentos de ventilação mecânica para utilização pelo Hospital Bruno Born. Confira aqui.

17/03 - Criação da Central de Atendimento Telefônico 24h do Coronavírus para orientar e encaminhar os casos suspeitos operando na Univates.

23/03 - Ampliação de leitos pelo HBB e criação de área exclusiva para COVID-19.

02/04 - Lançamento da campanha pelo uso de máscaras caseiras. Confira aqui.

02/04 - Lançamento da Campanha Cesta Solidária para doação de cestas básicas a famílias vulneráveis. Confira mais aqui.

24/04 - Uso de máscara passou a ser obrigatório em todos os espaços públicos. Saiba mais aqui.

13/05 - Alunos de escolas municipais começaram a realizar atividades de forma remota. Veja mais sobre aqui.

15/05 - Lançamento da Pesquisa Testa Lajeado que avalia a prevalência da doença Covid-19 no município. Saiba mais aqui.

18/06 - Secretaria da Saúde apresenta protocolo de medicação para tratamento precoce de Covid-19. Confira mais informações aqui.