Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Município celebra um ano do Pacto Lajeado Pela Paz planejando retomada das ações de prevenção

10/06/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 10 de junho, o município de Lajeado celebrou um ano do lançamento do Pacto Lajeado Pela Paz, que foi apresentado à comunidade durante evento realizado em 10/06/2019 - para saber mais, clique aqui. Diversas ações foram implementadas nestes primeiros meses, e outros projetos estão prontos para serem executados tão logo sejam reduzidas as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, em especial quando houver a possibilidade de retomada das aulas.

 

Para acessar a apresentação da Prestação de Contas de um ano do Pacto Lajeado pela Paz, clique aqui

 

Para as próximas semanas, já está previsto a apresentação de um vídeo sobre o primeiro ano do Pacto e mais uma etapa de capacitação dos professores para atuação no programa socioemocional Seja, que atuará com questões comportamentais como a atenção mental, diálogo colaborativo, alfabetização emocional e empreendedorismo.

 

- Este primeiro ano foi de muito trabalho e estruturação de nossas ações. O Pacto Lajeado Pela Paz já alcançou grandes resultados na área da segurança e também na área da justiça restaurativa. Agora, estamos com uma grande expectativa das atividades que estão por vir com a implantação dos programas socioemocionais nas escolas e com as atividades preventivas junto a jovens que precisam de atenção especial. Acreditamos muito que este modelo será de grande relevância para fazer da nossa cidade uma referência na construção de uma cultura de paz - diz o prefeito, Marcelo Caumo.

 

O Pacto Lajeado pela Paz é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz para prevenir a violência no município. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), atuando em dois eixos: prevenção e aplicação da lei.

 

Na prevenção, o objetivo é realizar ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, com atividades de promoção da paz desenvolvidas nas salas de aula de escolas de todo o município. Neste sentido, as ações do Pacto acabaram prejudicadas pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, uma vez que a maior parte das ações planejadas para este eixo seria realizada nas escolas, que estão com as atividades suspensas desde março, e em trabalhos de grupo, que também não são recomendados por enquanto.

 

Já na área da aplicação da lei, o Pacto prevê a realização de ações integradas de fiscalização e policiamento para melhorar a sensação de segurança no município e reduzir a perturbação do sossego. Neste primeiro ano, estas ações se destacaram entre as ações do Pacto, com a realização de diversas ações integrando os diversos órgãos de segurança da região. Isso resulto na redução de indicadores criminais, um dos objetivos do Pacto.

 

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado Pela Paz e as principais ações deste primeiro ano

 

Objetivos do Pacto Lajeado Pela Paz:

- Reduzir os homicídios

- Reduzir o consumo e atuar sobre o tráfico de drogas, especialmente em escolas

- Reduzir a vulnerabilidade juvenil e a vitimização infantil

- Reduzir a violência contra a mulher

- Estimular a convivência não violenta

 

Eixo da Aplicação da Lei:

- Realizou 10 ações de análise criminal e 5 relatórios de indicadores de prevenção

- 10 reuniões do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para tratar de estratégias conjuntas contra a violência

- 13 operações integradas e 16 operações específicas para fiscalização das restrições impostas pelo coronavírus

- 20 novos pontos de videomonitoramento

Resultados:

- Redução de 35% dos homicídios

- redução de 64% de pessoas feridas por armas de fogo

- Redução de 26% de roubo a pedestre

- Redução de 30% de roubo e furto de veículo 

 

Eixo da Prevenção:

- Criação do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), com 18 reuniões realizadas

- Formação de 140 facilitadores da Paz dentro dos princípios da Justiça Restaurativa e realização mais de 160 Círculos de Construção de Paz, atingindo 3 mil participantes

- Formação de grupos para atuação junto a jovens com comportamento de risco, com o encaminhamento e acompanhamento de 75 casos

- Implantação do Sistema de Registro de Violência Escolar (Sispreve)

- Capacitação das redes de ensino para os programas socioemocionais, com elaboração de materiais específicos, que serão usados nas escolas quando for possível o retorno às aulas

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas