Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lançado o projeto Google for Education em Lajeado

09/06/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta terça-feira, 09/06, o município de Lajeado deu mais um grande passo rumo a uma transformação na rede municipal da educação. Nesta manhã, foi lançado o projeto Google for Education, ou Google para a Educação, em Lajeado, por meio de um evento online, transmitido pela plataforma YouTube. Com a temática "A Visão do Google para a Educação", a live reuniu especialistas, consultores, profissionais da educação e comunidade. Clique aqui para assistir a transmissão: bit.ly/livelajeado0906

 

O evento foi conduzido por Neto Dutra e Mariana Reis, consultores da empresa Colaborativa, vencedora da licitação para treinamento das equipes pedagógicas no município e também parceira do Google Cloud Specialization Education. A live também contou com as participações do prefeito Marcelo Caumo, da vice-prefeita Glaucia Schumacher, da secretaria da educação, Vera Plein, e do representante da Google for Education no Brasil, Fábio Nakano.

 

Na primeira parte da live, os especialistas provocaram uma reflexão nos espectadores abordando a evolução da tecnologia até os dias atuais e o papel da tecnologia na educação, entre outros temas. No segundo momento, apresentaram as possibilidades ofertadas pelo sistema do Google para a Educação e os recursos do sistema adquirido pela Prefeitura.

 

- O Google for Education é utilizado por milhões de usuários nas instituições mais prestigiadas do mundo e suas ferramentas auxiliam na comunicação, colaboração, criatividade e desenvolvimento - disse Dutra, que também ressaltou que a tecnologia busca ser uma aliada e não substituir o trabalho do educador.

 

Durante a transmissão, os participantes interagiram com os palestrantes, com elogios e perguntas. A apresentação dinâmica, com exemplos de como usar as ferramentas do Google na sala de aula e como interagir com os alunos, motivou os professores, que expressavam encantamento com as possibilidades na conversa do chat (as manifestações podem ser conferidas na transmissão da live). Entre as mais de 600 pessoas que estavam assistindo, em especial professores, estava a docente Ruth Fagundes dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Welter. Para ela, o projeto é uma grande oportunidade e a sua implementação é motivo de comemoração.

 

- Podermos contar com novas possibilidades por meio das tecnologias é algo de extrema importância, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo. Eu me sinto desafiada, mas não menos comprometida. Vou aproveitar o máximo desta oportunidade - contou Ruth, servidora do município há 34 anos.

 

O assunto também interessou a comunidade em geral, especialmente pais de alunos. “Sou mãe de alunas da educação infantil e entendo que a tecnologia contribui muito com o desenvolvimento das crianças”, escreveu Daniela Schneider, no chat da live.

 

Nas próximas semanas, os professores passarão por mais treinamentos para testarem e conhecerem o potencial da ferramenta para poderem aplicar os conhecimentos na prática em sala de aula.

 

Saiba mais

 

Em 2019, o município adquiriu 1.020 Chromebooks, computadores portáteis com a tecnologia Google que serão usados no projeto Google for Education em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), oferecendo a professores e alunos máquinas avançadas, com mobilidade, e acesso à plataforma Google para a Educação.

 

Este projeto integra as escolas do município ao Pro_Move Lajeado, programa que estimula a inovação na cidade, e ao Pacto Lajeado Pela Paz, que trabalhará com os alunos temas de comportamento e educação empreendedora.

 

Cada uma das 18 EMEFs de Lajeado receberá pelo menos 30 Chromebooks. Os laboratórios móveis com Chromebooks já estão sendo distribuídos nas escolas para que já estejam disponíveis quando os alunos puderem retornar às aulas presenciais.

 

O Google for Education

 

Trata-se de um pacote de soluções do Google para a área de educação que possibilita o uso de metodologias ativas e colaborativas, que envolve:

 

- G Suite for Education: uso de ferramentas de comunicação e colaboração entre os alunos e entre alunos e professores, para que possam aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo, com segurança digital garantida. Entre as ferramentas que serão utilizadas pelos alunos podemos destacar o e-mail (Gmail), videoconferência (Hangout), compartilhamento de arquivos (Drive), construção colaborativa de documentos (Docs) e construção de portfólio online (Google Site).

 

- Google Sala de Aula: ferramenta que promove uma experiência diferenciada de aprendizado, onde conteúdos e atividades são disponibilizados pelos professores aos alunos e estes realizam as atividades propostas, permitindo que toda a turma se comunique através do mural compartilhado ou de forma individual. Pode ser usado nos Chromebooks e também pode ser baixado em celular.

 

- Chromebooks: dispositivos móveis, seguros e compartilháveis que possibilitam a realização de atividades e avaliações dentro da sala de aula, não sendo necessário o deslocamento a laboratórios de informática.

 

As ferramentas digitais farão parte do dia a dia, permitindo tarefas on e offline. Professores e alunos terão um e-mail cadastrado na plataforma, dando acesso a todas as ferramentas.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas