Município de Lajeado entra na terceira semana consecutiva com bandeira laranja

01/06/2020

Com a definição pelo governo do Estado de bandeira laranja para a região do Vale do Taquari para a semana entre 01 e 07 de junho, o Município de Lajeado entra na terceira semana consecutiva na mesma classificação de risco.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo governo do Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A validade da bandeira é das 0h desta segunda-feira, 01/06, até as 24h de domingo, 07/06. A bandeira para a semana seguinte será definida no sábado, 06/06, às 18h, no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Os índices de Lajeado e região passaram de 0,63 na semana anterior para 0,70 nesta. Entre as 20 regiões de bandeiras do Estado, o Vale do Taquari passou da 10ª para a 12ª posição, considerando que a primeira posição configura a melhor delas e a última, a pior.

Comparando os índices dos 11 indicadores entre as duas últimas semanas, Lajeado e região mantiveram os mesmos índices em 9 indicadores, apresentando resultados piores em dois: número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTI no último dia em comparação com a semana anterior e número de pacientes Covid-19 (confirmados) em leitos clínicos no último dia em comparação com a semana anterior.

Com a manutenção da bandeira, a Prefeitura de Lajeado publicou nesta segunda-feira um novo decreto municipal relacionado à bandeira. O decreto 11.593/2020 trata das regras para os estabelecimentos e pode ser conferido aqui.

Em relação ao decreto estadual, as principais mudanças são estas:

- Fica proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do Município.

- Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, food trucks e trailers.

- Lojas de conveniência podem funcionar das 7h às 22h, de segunda a domingo.

- Os estabelecimentos não podem colocar mesas e cadeiras nos passeios públicos.

- Bares, lancherias e food trucks localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somente poderão atender ao público no turno da manhã, devendo após as 13h atender, exclusivamente, no sistema de tele-entrega ou takeaway, sendo vedada qualquer presença de público no local.

- Mercados e açougues localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deverão atender, exclusivamente, no sistema de take-away no horário compreendido entre as 12h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, podendo nos demais horários e dias seguir com atendimento presencial, desde que observando o cumprimento de todas as demais regras estabelecidas na legislação municipal, estadual e federal.

- O transporte público gratuito para idosos será nos horários entre 9h e 11h30 e 14h e 16h30.

- As academias poderão funcionar com 25% de seus funcionários e observando o limite de 1 cliente a cada 16 m² de área útil e o máximo de 20 alunos por

período de treino. Fica autorizada a realização de aulas coabitadas, com 1 aluno a cada 16m², observado o limite máximo de 5 alunos por aula. Considera-se área útil somente o espaço utilizado para prática de atividade física.

Para saber mais:

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.