Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Com testes rápidos da pesquisa com Univates, Lajeado será uma das cidades que mais testa no mundo

29/05/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Francini Ledur

O volume de testes rápidos que serão aplicados durante a "Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado" fará do município um dos que mais realiza testes sobre o coronavírus do país, alcançando índices internacionais de testagem, com maior quantidade de testes por habitantes.

 

Até o dia 28/05, o município já tinha realizado 4.300 testes, entre públicos e privados, para detecção do coronavírus - sendo 654 do tipo PCR e 3.646 testes rápidos. Destes 4.300, a maioria - 2.508 testes - haviam sido realizados pelos frigoríficos da cidade com moradores de Lajeado, como parte do acordo para a retomada das operações (no volume dos frigoríficos não estão contabilizados os testes de funcionários residentes de outras cidades, que quando são positivos são contabilizados na cidade de residência). A partir deste sábado, quando a Univates iniciará a aplicação de outros 3.600 testes rápidos em endereços sorteados na cidade, o município chegará a cerca de cerca de 8 mil testes, o que, para uma população de 84.014 pessoas (estimativa IBGE 2019), significará uma proporção de 95.222 testes para cada milhão de habitantes - mais de 20 vezes o volume testado pelo Brasil.

 

Este índice, quando colocado em comparação com outros países, de acordo com os dados disponibilizados nesta sexta-feira, 29/05, pelo site Worldometers (que apresenta dados comparativos sobre o coronavírus de todo o mundo e pode ser acessado aqui: https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries), posiciona Lajeado em 14º lugar entre os 215 países da lista, acima de lugares como Portugal (76.349 testes por milhão de habitantes), Estados Unidos (49.464 testes por milhão), Alemanha (47.194 testes por milhão) e Coreia do Sul (17.265 testes por milhão). O Brasil, segundo o site, tem até agora o índice de 4.104 testes por milhão de habitantes, o que coloca o país na 125ª posição.

 

- Por isso esta pesquisa é tão importante. Somos uma das cidades que mais testou a Covid até agora, e com esta pesquisa poderemos ser uma referência para análises científicas e adoção de estratégias de saúde. A testagem é algo positivo porque nos mostrará a realidade de forma mais precisa e demonstrará o grau de gravidade desta enfermidade que atinge todo o planeta - diz o prefeito, Marcelo Caumo.

 

A realização de testes é importante para avaliar o percentual da população que já foi contaminado e a letalidade da doença, que é medida pelo número de mortes causados pela Covid-19 em comparação com o número de casos confirmados da doença. Quanto mais casos forem confirmados, mantendo-se o número de óbitos), menor será a letalidade da doença em decorrência da relação matemática entre estes dois indicadores. Ao mesmo tempo, os testes poderão indicar a necessidade de atuação mais específica em algumas regiões, ou a importância da adoção de medidas em determinados espaços físicos ou atividades. 

 

A pesquisa

 

- A "Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado" será um dos maiores estudos do país para detectar a disseminação da doença Covid-19. Ela começará a ser feita em Lajeado neste sábado, 30/05, e a primeira etapa de coleta deve durar de 4 a 5 dias. O objetivo é estimar a prevalência, ou frequência, da Covid-19 na população. A pesquisa será realizada pela Univaets e fará a testagem de 3.600 pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores da cidade que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade causada pelo novo coronavírus.

 

- A Univates recrutou estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina para atuarem em parceria com pesquisadores e com agentes de saúde. Em duplas ou trios, o grupo fará a abordagem dos moradores sorteados para a pesquisa e, se houver concordância, fará a coleta para o teste rápido e a pessoa responderá a um questionário. Importante salientar que os participantes serão sorteados, então não há como se inscrever ou se oferecer para fazer o teste.

 

- Os endereços em que os testes serão realizados serão sorteados seguindo critérios de distribuição geográfica usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cada abordagem nos endereços sorteados, uma pessoa será convidada a participar. Aceitando, deverá responder ao questionário informando dados gerais, de saúde, comportamento, comorbidades, sintomas e outros, e também terá uma gota de sangue coletada para a verificação da presença de anticorpos e terá medidas do abdômen verificadas. Se o caso for positivo, os demais moradores da residência também serão testados. Os dados dos participantes permanecerão em sigilo. Os casos positivos serão informados à Vigilância Epidemiológica do município para acompanhamento da evolução da pandemia.

 

- A pesquisa será realizada em 3 etapas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Este período é o intervalo de tempo adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de 14 dias.

 

- Na primeira etapa, 1.500 pessoas serão testadas por meio de teste rápido para verificar se já tiveram contato com o vírus, o que será indicado no resultado por meio da detecção dos anticorpos. A quantidade de participantes a serem testados na segunda e terceira etapa será definida após os resultados da primeira etapa. Ao final, 3.600 pessoas terão sido testadas no município.

 

- A pesquisa realizada em Lajeado baseou-se no modelo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 9 municípios gaúchos e agora também nacionalmente, com aperfeiçoamentos locais e ajustes quantitativos, já que haverá um percentual maior de testagens em Lajeado. Com uma população estimada em 84.014 pessoas (segundo o IBGE 2019), o volume de testes realizado em Lajeado resultará em uma pesquisa com margem de erro de 1% e índice de confiança de 95%.

 

- A pesquisa teve aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para garantir que a realização esteja em conformidade com preceitos científicos e que seus resultados possam ser usados em publicações da área.

 

- Depois de cada etapa de coleta, serão divulgados os resultados da prevalência encontrada em Lajeado.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas