Prefeitura de Lajeado e entidades fazem primeira reunião sobre Semana Farroupilha 2020

28/05/2020

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizou nesta quinta-feira, 28/05, a primeira reunião para tratar dos preparativos para a Semana Farroupilha de 2020. Mesmo em fase de incertezas em razão da pandemia causada pelo coronavírus, a reunião teve o objetivo de avaliar o interesse e a disponibilidade das entidades do segmento para iniciar a preparação das atividades e eventos alusivos a Semana Farroupilha. A data preliminar de início do evento ficou definida como o dia 13 de setembro.

Estavam presentes na reunião o prefeito Marcelo Caumo, o titular da Secel, Carlos Rodrigo Reckziegel, o coordenador de Projetos Especiais do município, Isidoro Fornari, e representantes das seguintes entidades: Associação Municipal do Tradicionalismo Gaúcho (AMTG), Gaita Produtora, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Bento Gonçalves, Piquete Armada Nativa, CTG Tropilha Farrapa, CTG Querência do Cedro e CTG Entrevero Charrua.

Segundo o prefeito Marcelo Caumo, a programação precisa começar a ser organizada mesmo que eventualmente, em razão de impedimentos causados pela Covid-19, não possa ser posta em prática.

- Precisamos ter otimismo. Se tudo estiver sob controle mais à frente, podemos começar a pensar em realizar estes eventos - ele explica.

Para o secretário Carlos Reckziegel, será necessária uma adaptação de todos à nova realidade para seja possível promover os eventos de forma segura.

- Provavelmente teremos que continuar usando máscaras e passando álcool em gel, mas queremos que as atividades aconteçam - contou o secretário.

Relembre a edição de 2019

A primeira Semana Farroupilha de Lajeado ocorreu em 2010, com um acampamento tradicionalista no Parque dos Dick. A programação iniciou no dia 14/09 com apresentações artísticas do CTG Tropilha Farrapa e o Show do Quarteto Coração de Potro. Durante toda a semana, alunos de escolas estiveram envolvidos em atividades no Parque. A semana encerrou no dia 22/09 com uma Festa Campeira no Parque Municipal de Eventos Rogero Henz.