Famílias quilombolas recebem doações de cestas básicas

20/05/2020

Na manhã desta quarta-feira, 20/05, a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entregou cestas básicas a famílias quilombolas residentes em Lajeado. A ação é um projeto do governo estadual em parceria com as entidades e prefeituras municipais.

Foram entregues no total 37 cestas básicas, sendo 12 no CRAS Planalto, onde as famílias foram fazer a retirada, e mais 25 cestas básicas entregues nas residências do Loteamento 17 do bairro Morro 25. A seleção das famílias se deu conforme os registros do Cadastro Único.

Para Céci Gerlach, titular da STHAS, esse trabalho de união das entidades é extremamente importante neste período.

- Agradeço o olhar sensível do Estado por meio da Ascar/Emater, que vem historicamente acompanhando e assessorando as famílias de pequenos agricultores, comunidades indígenas e quilombolas - disse Céci.

O Estado, por meio da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, disponibiliza as cestas básicas com o apoio do Exército e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) por meio da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar). A iniciativa segue acontecendo em todos os municípios do Rio Grande do Sul e tem como objetivo levar alimento para populações que enfrentam situação de vulnerabilidade social devido à pandemia da Covid-19.