Três operações integradas vistoriam 81 estabelecimentos em Lajeado

18/05/2020

Entre os dias 14 e 16/05, equipes de fiscalização da Prefeitura de Lajeado, com apoio da Brigada Militar, atuaram na cidade para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal nº 11.563 e estadual nº 55.240, que havia classificado o município como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento para conter a disseminação do novo Coronavírus. As três operações fiscalizaram restaurantes, lancherias, vendedores ambulantes e comércio em geral, localizados em diferentes bairros da cidade. Ao todo, foram vistoriados 81 estabelecimentos.

Estiveram envolvidos nas operações os fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Departamento de Trânsito de Lajeado e policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) da Brigada Militar.

A primeira operação ocorreu na quinta-feira, 14/05, quando foram vistoriados 14 locais, dos quais 13 estavam fechados e um foi orientado a não permitir a entrada de clientes no local.

Já na sexta-feira, 15/05, foram vistoriados 35 locais, dos quais 7 estavam fechados, 22 estavam adequados ao que estabelecia os decretos e 6 foram orientados e notificados.

Já no sábado, 16/05, a operação vistoriou 32 locais, dos quais 5 estavam fechados e 27 estavam obedecendo às determinações de funcionamento. Além disso, foram verificadas duas denúncias de locais que haviam aglomerações, o que não se confirmou quando visitaram os locais.

Os estabelecimentos comerciais que não respeitarem as regras e demais determinações para o funcionamento durante a pandemia estão sujeitos à notificação, multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará em caso de reincidência.

As Operações Integradas acontecem desde 2017 em Lajeado com o objetivo de promover maior segurança e bem-estar à população, e depois passaram a integrar as ações do Pacto Lajeado Pela Paz.