Com bandeira laranja, município de Lajeado publica novos decretos com regras para a semana

18/05/2020

Com o recebimento de bandeira laranja para a semana entre os dias 18/05 e 24/05, o município de Lajeado, e toda a região do Vale do Taquari, podem reduzir restrições nas suas atividades e estabelecimentos. A nova bandeira, que é uma avaliação feita pelo governo do Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia em todo o Rio Grande do Sul, foi publicada às 18h de sábado. A validade da bandeira é das 0h de segunda-feira, 18/05, até as 24h de domingo, 24/05.

Dois indicadores da região do Vale do Taquari melhoraram e permitiram que a bandeira da região evoluísse nas bandeiras: a redução do número de novos casos confirmados na última semana no Vale em relação à semana anterior e o menor número de pessoas internadas em UTI no último dia em comparação com a semana anterior, somadas as regiões do Vale, de Cachoeira e Santa Cruz do Sul. Um item teve piora (número de pacientes de Covid-19 em UTI no último dia em comparação com a semana anterior,  somadas as regiões do Vale, de Cachoeira e Santa Cruz do Sul). Ainda assim, a avaliação final passou da bandeira vermelha, mais restritiva, para laranja.

A partir da nova bandeira, a Prefeitura de Lajeado publicou na noite de domingo dois novos decretos municipais. O decreto 11.571/2020 trata das regras para os estabelecimentos, e o decreto 11.572/2020 trata da organização da administração pública diante do novo decreto. Ambos podem ser conferidos aqui.

As principais mudanças em relação à semana passada são:

- Permissão de abertura dos estabelecimentos comerciais de itens não essenciais (comércio de rua), com limitação de 50% dos trabalhadores e limitação da lotação

- Permissão para academias de ginástica, com limitações

- Permissão de funcionamento de cabeleireiros e barbearias, com limitações

- Permissão de cultos e missas, com limitações

- Serviços domésticos como faxina e cozinha, com limitações

Para saber mais

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.