Operações Integradas fiscalizam o cumprimento do decreto no final de semana em Lajeado

04/05/2020

Equipes de fiscalização atuaram durante todo o final de semana em Lajeado para garantir o cumprimento do decreto municipal 11.548/2020, da última quarta-feira (29/04), que restringia o funcionamento de comércio, indústria e serviços no município, com exceção de serviços essenciais. Entre a noite de quinta-feira, 30/04, e a noite de domingo, 03/05, foram vistoriados 212 locais no município. A 21° Operação Integrada, chamada de "Operação Isolamento", atuou nos locais de maior circulação de pessoas e junto a comércios, garantindo que o isolamento social tivesse efetividade durante o feriado e o fim de semana.

Participaram da operação os fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Vigilância Sanitária (Sesa) e do Departamento de Trânsito de Lajeado, a Força Tática da Brigada Militar, a Polícia Civil e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o Corpo de Bombeiros e integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Os estabelecimentos comerciais que não respeitaram as regras e demais determinações para o funcionamento durante a pandemia estavam sujeitos à notificação, multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará em caso de reincidência.

As Operações Integradas acontecem desde 2017 em Lajeado com o objetivo de promover maior segurança e bem-estar à população, e depios passaram a integrar os trabalhos do Pacto Lajeado Pela Paz.

Resultado geral da operação:

- Locais vistoriados: 212

- Locais que estavam fechados (obedeciam o decreto): 158

- Locais orientados sobre o decreto e que então fecharam: 31

- Locais notificados: 13

- Locais multados: 10

Os resultados da operação por dia:

- Quinta-feira, 30/04: as fiscalizações foram feitas à noite com 30 locais verificados, dos quais 20 estavam fechados, 4 foram orientados e 6 locais multados.

- Sexta-feira, 01/05: a vistoria ocorreu em dois turnos. À tarde, foram 12 fiscalizações registradas, e à noite 19, além de identificarem intensa circulação de veículos.

- Sábado, 02/05: foram três turnos de operação que somaram 94 locais vistoriados, com pouca aglomeração de pessoas em praças e vias públicas.

- Domingo, 03/05: 57 locais foram fiscalizados dos quais somente 9 receberam orientações, e 48 estavam fechados.