Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Fiscais da Prefeitura de Lajeado entregam máscaras no centro e orientam sobre obrigatoriedade do uso

24/04/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rafael Scheeren Grün

Para fazer cumprir a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e privados, a partir desta sexta-feira (24/04), conforme determina o Decreto Municipal 11.529/2020 (acesse http://twixar.me/632T), fiscais da Prefeitura de Lajeado percorreram a Rua Júlio de Castilhos prestando orientações acerca do uso das máscaras e distribuindo a quem não estava usando. 
 
A obrigatoriedade do uso passou a vigorar a partir desta sexta-feira como medida de prevenção visando reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. A partir de agora, será exigido o uso da máscara do tipo caseiro (prioritariamente de tecido algodão) em todos os espaços de uso comum, públicos e privados (como áreas condominiais ou em que haja compartilhamento com outras pessoas), incluindo as vias públicas e transporte de qualquer tipo (ônibus, táxi, aplicativo).
 
Durante a fiscalização, poucas pessoas foram flagradas no centro da cidade sem usar as máscaras, porém, quando eram abordadas pelos fiscais, retiravam as máscaras do bolso. Foi o caso do aposentado Paulo Koefender, de 69 anos. “Fui no banco e coloquei a máscara, mas tirei para caminhar pois me incomoda um pouco, me sinto sufocado”, disse ele. Contudo, reconheceu que estava errado e  recolocou a máscara assim que foi abordado pela equipe de fiscais. “Sou a favor do uso de máscara pois sem ela posso transmitir o vírus para outras pessoas e também me contaminar”, alertou Koefender, dizendo que pretende comprar uma máscara de outro formato que não o sufoque tanto ao caminhar. 
 
Caso não sejam acatadas as recomendações emitidas pelos órgãos de fiscalização, o infrator estará sujeito à aplicação das sanções previstas na legislação, inclusive civis e penais, dentre as quais as previstas para os crimes dos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal, dispositivos estes que tratam, respectivamente, das infrações de medida sanitária preventiva e do crime de desobediência.
 
A ideia do uso de máscaras, após ter sido discutida pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, também motivou o lançamento de campanha “Máscara para todos”, promovida pela Prefeitura de Lajeado, Univates, Unimed e Unisc. Saiba mais em http://saibamais.unimedvtrp.com.br/aliadosdepano
 
Distribuição de máscaras
A partir desta sexta-feira, a Prefeitura de Lajeado passou a distribuir máscaras em três pontos da cidade. O foco da distribuição é a população de baixa renda que não tem condições de comprá-las. Três locais foram escolhidos estrategicamente para a distribuição das máscaras que estão sendo adquiridas por meio de um chamamento público: Farmácia-Escola e nos Postos de Saúde dos bairros Jardim do Cedro e Santo Antônio. São entregues até duas máscaras por munícipe com cartão SUS atualizado e preferencialmente documento com foto. Até o meio dia desta sexta-feira, foram distribuídas um total de 519 máscaras pela Prefeitura de Lajeado. Pelos fiscais, foram distribuídas 11 máscaras no centro da cidade. Outras 80 máscaras na Farmácia-Escola, 100 unidades no Posto de Saúde do Jardim do Cedro, que também distribuiu outras 220 unidades na aldeia indígena localizada no bairro, e mais 108 unidades no Posto de Saúde do Santo Antônio. 
 
Locais de distribuição
 
Farmácia-Escola
Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 215 - Centro
Horário: 8h às 17h
 
Posto de Saúde Jardim do Cedro
Endereço: R. Octávio Trierweiler, 1.520 - Jardim do Cedro
Horário: 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30
 
Posto de Saúde Santo Antônio
Endereço: Av. Bernardino Pinto, 440, bairro Santo Antônio
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30
 
Máscara reduz riscos, mas outros cuidados seguem importantes
 
Máscaras feitas em casa não são uma segurança absoluta nem devem substituir outros cuidados, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel quando necessário e manter o distanciamento social, de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, comportamentos que devem ser reforçados.
 
Mas as máscaras criam proteção ao criar uma barreira física que ajuda a evitar que pessoas contaminadas (sintomáticas ou não) espalhem o vírus no ambiente por meio das gotículas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. Ou seja, a máscara não evita que a pessoa que usa se contamine, mas ajuda a reduzir os riscos de que uma pessoa contaminada possa infectar as outras pessoas.
 
O que faz a máscara:
 
- A máscara cria uma barreira física que ajuda a evitar que gotículas que saem da boca de uma pessoa contaminada se espalhem no ar ou caiam em superfícies como mesas, cadeiras e outros locais.
- Desta forma, a máscara evita que pessoas sintomáticos exponham outras pessoas ao contágio.
- Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem manifestar sintomas. Também nestes casos a máscara reduzirá as chances de contágio.
- Confeccione sua própria máscara, usando restos de tecido. Deixe as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde.
- Lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar do álcool gel, manter distanciamento social e ambientes sempre limpos e ventilados.
- Fique em casa. A máscara não reduz a necessidade de manter o distanciamento social. Somente saia de casa se for muito necessário. Daí, saia usando a máscara.
- Grupos de risco, especialmente idosos, devem manter-se em casa sempre.
 
Como fazer sua máscara:
 
Materiais
- Tecido à base de algodão. O mais indicado é o tricoline 100% algodão
- Faixas elásticas ou laços de cabelo
- Tesoura
- Máquina de costura ou agulha e linha
 
Passo a passo
1. Recorte dois retângulos de tecido, de 20 a 30 cm de altura por 18 cm de largura.
2. Costure uma camada sobre a outra e costure a borda inferior fechada.
3. Dobre uma borda lateral e comece a costurar o tecido para que a faixa elástica ou a presilha de cabelo fique dentro da dobra.
4. Depois de começar, puxe o elástico esticado e costure o resto da dobra, fazendo pelo menos 3 pregas na lateral. As pregas ajudam a máscara a se moldar melhor ao rosto, melhorando a proteção.
5. Repita do outro lado.
6. Certifique-se de passar a máquina várias vezes na parte inicial e final da costura (ou reforce a costura se fizer a mão), pois o elástico estará tensionado nesses pontos.
7. Em vez de elástico, é possível usar também tiras de pano que podem ser amarradas atrás da cabeça.
8. Em caso de dúvida, busque informações na internet. Há vários vídeos explicativos mostrando como fazer.
 
Higienização
- Ao final de cada dia de uso, ou dependendo da necessidade, é preciso higienizar a máscara
- Lave com água e sabão, passe por água fervente e deixe secar
- Use ferro de passar para finalizar a desinfecção
 
Foto: Rafael Scheeren Grün

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas