Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Postos de saúde do Centro e do Montanha passam a atender somente pessoas com sintomas da Covid-19

13/04/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rafael Scheeren Grün

A partir desta segunda-feira (13/04), os Postos de Saúde do Bairro Centro e Montanha passaram a atender, exclusivamente, pacientes com sintomas respiratórios da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A mudança alterou o sistema de atendimento nos postos de saúde para adequar a distribuição dos pacientes, permitindo que aos poucos a Secretaria da Saúde (Sesa) possa retomar os agendamentos de consultas eletivas nos outros postos.

 

Dessa forma, pacientes com sintomas respiratórios serão atendidos em apenas dois postos do município: o do Centro e o do bairro Montanha. Já os pacientes de outras doenças e que são atendidos nestes postos deverão buscar atendimento em outros locais a partir de agora.

 

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado, as consultas eletivas de pediatria e pré natal serão direcionadas para as outras unidades de saúde do município, conforme a tabela que pode ser acessada neste link: http://twixar.me/7q6T

 

Conforme a coordenadora do Posto de Saúde do Bairro Centro, enfermeira Luciana Busnello, a procura de pacientes com sintomas respiratórios na manhã desta segunda-feira, 13/03, foi tranquila. “Atendemos pessoas com tosse, outros com dor no corpo e dor de cabeça e também pessoas que relataram ter tido febre no fim de semana, mas nenhum munícipe apresentou sintomas graves ou grande dificuldade para respirar”, destacou a coordenadora.

 

Qual é a recomendação:

 

- Quem sentir algum tipo de sintoma compatível com a Covid-19 (veja quadro abaixo) deve buscar uma primeira orientação pelos telefones da Central de Atendimento pelo 0800-707-0809, (51) 99911-3609 e (51) 99571-3309 (das 8h às 20h). A equipe dará as primeiras orientações sobre como proceder.

 

- Se a pessoa considerar que os sintomas já estão mais evidentes, pode buscar atendimento nos dois postos exclusivos para isso (abaixo). O paciente não deve se dirigir ao hospital. A UPA deve ser buscada apenas quando os dois postos não estiverem em horário de funcionamento, ou seja, entre 19h e 7h30.

 

Centro de Saúde do Bairro Centro

Rua Júlio May, 383 – Centro (ao lado do 22º BPM da Brigada Militar)

Fone: 3982-1127

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

 

Centro de Saúde do Bairro Montanha

Rua João Sebastiany, 1.312 – Montanha

Fone: 3982-1220

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

 

 

Sintomas da doença Covid-19 causada pelo coronavírus

 

Sinais comuns da infecção incluem febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo, incômodo na garganta e dificuldade para respirar. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recuperam sem precisar de tratamento especial. Pessoas idosas e que têm problemas crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar orientação médica.

 

 

Foto de Rafael Scheeren Grün

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas