Prefeitura de Lajeado adota novas medidas para enfrentamento do coronavírus

09/04/2020

Créditos: Divulgação

A partir das análises feitas durante a reunião do Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado e cientes da necessidade de ampliar a adoção de medidas preventivas em relação à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Lajeado vem adotando ações para garantir o cumprimento das restrições impostas pelo Decreto Estadual nº 55.154/2020.

Saiba o que já está sendo feito.

Fechamento de trechos das Ruas Júlio de Castilhos e Santos Filho

Desde quarta-feira (08/04), a Prefeitura de Lajeado tem fechado para a circulação de carros trechos das Ruas Júlio de Castilhos e Santos Filho. A Júlio de Castilhos foi fechada em um quarteirão situado entre as vias Júlio May e Francisco Oscar Karnal na quarta-feira. Nesta quinta-feira (09/04), a via foi fechada no quarteirão situado entre as ruas Francisco Oscar Karnal e João Batista de Mello. Já a Rua Santos Filho, que corta o Parque dos Dick, está fechada entre a Rua João Abott e a Rua Padre Theodoro Amstad.

Conforme o secretário de Segurança Pública (SESP) de Lajeado, Paulo Locatelli, a medida visa dar um recado a quem não entendeu a ordem de manter o distanciamento social. “Isso é para simbolizar que não estamos vivendo dentro da normalidade, estamos em uma situação de calamidade pública”, destaca o secretário. Ele explica que a medida vai ao encontro com os estudos de previsões epidemiológicas do Estado do RS, pois ao manter a população em isolamento social é possível conter e reduzir a curva de contaminação, evitando assim um colapso do sistema de saúde com hospitais lotados. Locatelli adianta que a media de bloqueio de ruas será mantida assistematicamente, ou seja, outras ruas e trechos serão bloqueados sem uma determinada previsão ou ordem cronológica.

Adoção de protetores faciais de acetato

Os agentes de trânsito de Lajeado receberam da Univates a doação de protetores de acetato para que os fiscais possam atuar nas ruas com maior proteção contra o coronavírus.

Instalação de divisórias de acrílico para atendimento ao público

A Secretaria da Fazenda instalou divisórias de acrílico no balcão de atendimento ao público para criar uma barreira física entre o servidor público e a pessoa atendida e, desta forma, contribuir para reduzir os riscos de contaminação. A Prefeitura segue trabalhando, mas a portas fechadas. O acesso ao interior das dependências públicas só será permitido após a triagem, realizada através de contato telefônico. Os contribuintes interessados devem primeiro entrar em contato com o setor de seu interesse por telefone para receber orientação sobre como proceder. Veja abaixo os números:

Geral da Prefeitura: 3982-1000 ou 3982-1002

Dep. de Trânsito: 3982-1072 e 3982-1073

Dep. de Serviços Urbanos: 3982-1031 e 3982-1033

Descontaminação de áreas

Dando andamento ao trabalho para manter descontaminadas pelo Coronavírus áreas que, por necessidade, continuam sendo utilizadas por quem trabalha em serviços essenciais, nesta quinta-feira, dia 09/04, equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado aplicaram sanitizante hospitalar em diferentes pontos da cidade. A solução utilizada é formada por uma base de biguanida polimérica com quaternário de amônia, que forma uma película sobre a superfície onde é aplicada, agindo por alguns dias e eliminando inúmeros tipos de vírus e bactérias existentes, inclusive o coronavírus.

Locais

Nas ruas Júlio de Castilhos, Bento Gonçalves e av. Benjamin Constant, além de todas paradas de ônibus da região central da cidade, incluindo as da Rua João Abott. As duas unidades do supermercado Rede Súper, Imec do Centro e STR do Centro, empresa Minuano Alimentos, BRF, Hospital Bruno Born e UPA.

Fiscalização

Assim como vem ocorrendo nos últimos dias, nesta quinta-feira (09/04), fiscais da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Vigilância Sanitária (Sesa) de Lajeado fiscalizaram o cumprimento do decreto estadual que estabelece o regramento, temporário, de restrições para as atividades comerciais não contribuírem para a disseminação do coronavírus. Nesta quinta-feira o foco foram as academias, sendo que, inclusive, em uma delas ocorreu flagrante quando a mesma funcionava com seis pessoas praticando exercícios físicos. Até o momento, 68 estabelecimentos de diversas atividades comerciais foram notificados para cumprirem as determinações do Decreto Estadual nº 55.154/2020. Os estabelecimentos comerciais que não respeitarem a ordem para evitar aglomerações estão sujeitos à multa e cassação do alvará em caso de reincidência.

Texto: Rafael Scheeren Grün