Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Quatro casos confirmados de coronavírus de Lajeado são considerados curados

06/04/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Quatro casos de pessoas que tiveram confirmado o diagnóstico de coronavírus em Lajeado foram consideradas curadas nesta segunda-feira. Esta avaliação é feita quando já se passaram mais de 15 dias do início dos sintomas da pessoa e, depois deste prazo, ela não apresenta mais nenhum sintoma da doença nem está convivendo na casa com nenhuma pessoa doente.

 

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, explica que é necessário aguardar este prazo em razão de este ser o tempo de desenvolvimento da doença a partir dos sintomas. Como os dois primeiros pacientes haviam informado sintomas quando retornaram de viagem, há cerca de três semanas atrás, agora há certeza sobre a possibilidade de considerá-los curados. Um médico do município fez a avaliação para certificar o fim dos sintomas.

 

- Seguimos os critérios do Ministério da Saúde para considerar a cura, ou seja, o decurso de pelo menos 14 dias desde o início dos sintomas. Pelo que sabemos até aqui, estas pessoas ficam imunes a novas infecções do Covid-19, mas ainda não se sabe ao certo por quanto tempo - explica Juliana.

 

Quando surgiram os primeiros casos sintomáticos no município, as pessoas com as quais os infectados tiveram algum tipo de contato foram notificadas pela Vigilância para que também fizessem isolamento. Agora, com a liberação dos primeiros curados, outras pessoas também serão informadas ainda esta semana que poderão deixar o isolamento porque não apresentaram sintomas neste meio tempo.  
 
Os quatro curados - Pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado em exame no Lacen:
 
- Homem de 57 anos, que voltou de viagem ao exterior. Curado desde 05/04.
- Mulher de 48 anos, que participou de evento no RS onde teve contato com caso positivo. Curada desde 06/04.
- Homem de 45 anos, que voltou de viagem do cruzeiro na costa brasileira. Curado desde 06/04.
- Homem de 22 anos, que voltou de viagem ao Exterior. Curado desde 03/04.
 
Cinco casos confirmados por exame ainda não estão curados:
- Homem de 60 anos, que está em casa
- Homem de 57 anos, internado no HBB
- Homem de 67 anos, internado no HBB
- Mulher de 38 anos, internada no HBB
- Mulher de 27 anos, internada no HBB
 
Possíveis infectados
- De acordo com a Central de Atendimento 24h, que reúne informações telefônicas e do atendimento na UPA, HBB e unidades de saúde do município, mais de 360 pessoas são consideradas possíveis infectadas por relatarem sintomas compatíveis com o coronavírus.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas