Cesta Solidária de Lajeado arrecada mais de 200 cestas básicas para entregar a famílias vulneráveis

06/04/2020

Nos primeiros dias campanha da Cesta Solidária, promovida por supermercados da cidade e com apoio da Prefeitura de Lajeado, foram arrecadadas mais de 200 cestas básicas a serem doadas para famílias em situação de vulnerabilidade econômica do município. A campanha “Cesta Solidária” servirá para levar alimento a quem não tem condições de comprar comida neste período de restrições impostas pelo coronavírus. As cestas doadas pela comunidade foram recolhidas pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) para serem entregues.

A ideia é que pessoas e empresas possam adquirir nos supermercados parceiros as cestas básicas, no valor fixo de R$ 60. As cestas contém os mesmos tipos de produtos e custarão o mesmo valor nos mercados participantes. A pessoa deixa uma cesta paga no comércio e a Prefeitura de Lajeado, por meio da Sthas, recolherá as doações e distribuirá para as pessoas cadastradas nos programas sociais de acordo com os critérios do Sistema Único de Assistência Social.

A destinação das cestas solidárias será feita pela equipe da Sthas, que já tem o cadastro das pessoas em situação de vulnerabilidade do município. Dependendo do volume arrecadado, grupos que tiveram o seu sustento interrompido em razão da pandemia também poderão ser beneficiados, dentro dos critérios estabelecidos pelo atendimento da assistência social.

Mesmo no período de restrições, a Sthas segue executando as políticas de atendimento às pessoas vulneráveis por meio da oferta de cestas básicas compradas pela própria secretaria, que distribui as cestas básicas mensalmente para pessoas cadastradas em programas. Agora, além das cestas doadas pela comunidade, a Prefeitura está ampliando as compras de cestas básicas para atender as maiores necessidades neste momento da pandemia. A próxima etapa é, após os procedimentos internos necessários, adquirir cestas básicas com os recursos repassados pela Câmara de Vereadores para este fim.

Quem pode ser beneficiado

Conforme a titular da Sthas, Céci Gerlach, as entregas das cestas já estão sendo feitas em dois locais. Para evitar aglomerações, serão distribuídas 20 senhas por dia, 10 pela manhã e 10 à tarde, com a entrega das cestas logo em seguida.
- Quem possui cadastro no CadÚnico deve se dirigir ao CRAS (Rua Júlio May, 496, bairro Centro)
- Para quem não possui cadastro no CadÚnico, as entregas serão feitas no CREAS (Rua João Abott, 484, centro de Lajeado)
- Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sextas-feiras, das 8h às 14h

Quem não tem cadastro deverá se enquadrar nos critério abaixo, mediante avaliação social:
- Apresentar documento de identificação;
- Maior de 18 anos, não ter emprego formal e não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal;
- Exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI);
- Contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
- Trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que não recebia cesta básica;
- Suspensão da renda econômica decorrente do surto epidêmico de Coronavírus (COVID-19), conforme Decreto Municipal 11.493/2020;
- Composição familiar

Telefone para informações:
- Quem deseja saber se é elegível para receber a cesta, pode ligar para o 3982-1240 ou para o whatsapp 9925-1761 para informações.

Produtos da “Cesta Solidária” - Valor de R$ 60

1 pcte achocolatado 400gr.
3 kg arroz tipo 1
1 pcte de açucar refinado 2kg
1 kg farinha milho fina
1 pote de doce de frutas 400gr.
5 kg farinha trigo especial
2kg feijão preto tipo 1
2pcte de leite em pó integral 400gr.
2 pcte de massa parafuso com ovos 500gr.
1 azeite – 900ml

Supermercados parceiros

- Imec

- Rede Super

- STR

- Supermercado Montanha

Se você tem mercado ou supermercado e deseja ser parceiro da campanha, entre em contato pelo fone (51) 99604-2753.