Operação Integrada do Pacto Lajeado pela Paz fiscaliza estabelecimentos abertos irregularmente

27/03/2020

Uma nova operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz (a de número 14) foi realizada na noite de quinta-feira, 26/03, com foco na fiscalização de estabelecimentos que estavam funcionando irregularmente. Com as restrições impostas pelo decreto de calamidade pública no município em razão da pandemia do coronavírus, todos estão proibidos de funcionar à partir das 20:00h.

Coordenada pelo Tenente Coronel Marcelo Maya, Comandante Interino do CRPO-VT, com apoio do Secretário de Segurança Pública, Diretor do Departamento de Trânsito, agentes e fiscais da Prefeitura Municipal de Lajeado, a ação ainda contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e do Ministério Público, através do Promotor de Justiça Carlos Augusto Fioriolli. Também acompanharam a atividade, integrantes da Defesa Civil de Estrela, totalizando 27  agentes na operação. Conforme o TC Maya, o planejamento desta ação surgiu da necessidade de se fazer cumprir o Decreto Municipal de calamidade pública, evitando que estabelecimentos  fiquem abertos após o horário permitido, atraindo pessoas que deveriam estar em casa e atentando contra o necessário período de isolamento social que estamos vivendo.

Ações realizadas:

Foram visitados 11 (onze) estabelecimentos que constavam em uma lista de denuncias encaminhadas à Prefeitura Municipal de Lajeado, dos quais um estava aberto, em descumprimento ao decreto.
Também foram abordados  outros 03 (três) que foram encontrados funcionando durante os deslocamentos.
Os 04 (quatro) estabelecimentos infratores receberam notificação de cumprimento de horário, por parte dos fiscais da Prefeitura Municipal.

Sobre o Pacto Lajeado Pela Paz

O Pacto Lajeado pela Paz é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz para prevenir a violência no município. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), atuando em dois eixos.

Na prevenção, realiza ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, com atividades de promoção da paz desenvolvidas nas salas de aula de escolas de todo o município.

Na área da aplicação da lei, realiza ações integradas de fiscalização a policiamento para melhorar a sensação de segurança no município e reduzir a perturbação do sossego.