Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Município retoma vacinação de idosos contra a gripe

25/03/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

O município de Lajeado retomou na tarde desta quarta-feira, 25/03, a imunização de idosos (que completem 60 anos ou mais em 2020) e de profissionais da saúde contra a gripe. A primeira remessa de doses havia terminado na segunda-feira, e agora uma segunda remessa está sendo disponibilizada. Para organizar o fluxo, apenas três locais aplicarão a vacina a partir de agora, então as pessoas devem se dirigir ao mais próximo de sua residência. Não haverá mais vacinação contra a gripe nos outros postos de saúde.
 
Locais de vacinação contra a gripe:
 
- Bairro Centro: a imunização é feita no CRAS (Rua Júlio May, 496) das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia
- Bairro São Cristóvão: imunização no CTG Tropilha Farrapa (Rua Fabio Brito de Azambuja, 245), das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia
- Bairro Montanha: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1312), das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30
 

O idoso deve levar um documento com foto ou cartão SUS para se vacinar. Já os profissionais da área da saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua área de atuação.

 
As doses serão aplicadas enquanto durarem os estoques, mas novas remessas serão recebidas nos próximos dias, então não há razão para correria. Importante salientar que este ano a campanha foi antecipada em algumas semanas para permitir a imunização dos idosos o mais cedo possível. O objetivo é evitar que complicações decorrentes da gripe possam causar necessidade de hospitalização quando se busca deixar os leitos de hospital liberados para receber pacientes do coronavírus.
 
Para manter as medidas de segurança e evitar o contágio da Covid-19, a orientação é que idosos mantenham a distância mínima de 1 metro na fila.
 
 
A Campanha Nacional de Vacinação imuniza contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal. Nesta primeira fase, que vai até 15/03, apenas idosos e profissionais de saúde podem se vacinar. 
 
VACINAÇÃO EM DRIVE-THRU NO SÁBADO
 
Para evitar que os idosos tenham que se deslocar até o posto de saúde, a Prefeitura prepara para sábado um dia de vacinação no sistema "drive-thru", ou seja, o idoso fica dentro do carro e é imunizado sem sair do veículo. Se ainda houver disponibilidade de vacinas, a ação será feita já neste sábado, dia 28/03, das 8h às 14h (ou até terminarem as doses).
O drive-thru será realizado sempre aos sábados, no Parque dos Dick. A quadra da Rua Santos Filho que passa no meio do parque será fechada ao trânsito normal e apenas veículos com idosos dentro poderão passar. Técnicos da Secretaria da Saúde aplicarão a imunização no local e liberam os veículos.
O drive-thru foi pensado como uma alternativa para os idosos ou famílias que tenham medo de levar seu familiar para ser imunizado no posto. A imunização domiciliar, em razão do tamanho da população de Lajeado, só é possível para casos especiais (veja abaixo).
 
 
SITUAÇÕES ESPECIAIS
 
- Idosos acamados: podem solicitar vacinação domiciliar pelo telefone 3982-1126.
- Idosos com dificuldade de locomoção: podem ser levados de carro por um responsável e serem vacinados dentro do veículo pelos profissionais dos locais de vacinação.
 
 
PRÓXIMAS FASES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO
 
- 2ª fase: a partir de 16/04, contemplando professores de escolas públicas ou privadas, profissionais de forças de segurança e salvamento e doentes crônicos.
 
- 3ª fase: a partir de 09/05, contemplando crianças de seis meses até menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), povos indígenas, adolescentes e jovens sob medida sócio educativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 anos até 59 anos completados em 2020 e portadores de deficiência física ou mental.
 

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas