Central de Atendimento 24h do coronavírus é ampliada com apoio da Univates

24/03/2020

Créditos: Giovane Marasca

O Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado reuniu-se na manhã desta terça-feira para avaliar as ações e medidas tomadas e definir novas ações.

As principais medidas do dia foram:

Central de Atendimento 24h ampliada

A Central de Atendimento 24h sobre coronavírus, que dá as primeiras orientações a possíveis casos de pessoas contaminadas, está sendo ampliada. A Central passará a funcionar agora junto à Univates. Agora, além dos dois telefones celulares que já estavam em operação, um novo telefone foi acrescentado, ampliando o número de posições de atendimento disponíveis à população.
Se você se considera um caso suspeito e deseja saber como proceder, pode ligar para um dos números abaixo:
- 0800-707-0809 opção 1
- 99911-3609
- 99571-3309

Apoio psicológico:

Se você está angustiado acerca do coronavírus e deseja ter algum tipo de apoio psicológico e quer falar sobre o assunto com uma pessoa da área da psicologia, pode ligar para o número abaixo, no qual voluntários já estão disponíveis para conversar:
- 0800-707-0809 opção 2

Equipes de voluntariado

Uma equipe de voluntários está sendo formada e cadastrada para atuar nas frentes de trabalho envolvendo o coronavírus, tanto no atendimento de saúde quando no atendimento psicológico da população em geral, possíveis contaminados ou de profissionais da saúde que venham a se sentir sobrecarregados. Qualquer pessoa pode oferecer seu trabalho, mas a necessidade maior é de profissionais das áreas da saúde e da psicologia. Os cadastrados, após preencherem termo de voluntariado, poderão ser chamados para atuar de forma voluntária (ou seja, sem remuneração) na Univates, no Hospital Bruno Born, na Unimed ou nas unidades de saúde do município.
Inscrições:  https://bit.ly/2UcxQFv
Telefone: 3714-7000 (ramal 5445)

Outras medidas foram anunciadas pela Prefeitura de Lajeado, dentro do seu âmbito de ação:

Doações por parte de empresas ou pessoas físicas

Muitas empresas e pessoas físicas, sensibilizadas com a situação de enfrentamento ao coronavírus, estão se organizando para fazer doações para pessoas necessitadas de ajuda ou buscando reunir recursos para a aquisição de bens e materiais que venham a ser necessários.
Na Prefeitura de Lajeado, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) está responsável por atender estes contatos, organizá-los e receber eventuais doações. Depois, com o apoio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), a prefeitura organizará a entrega dos materiais para os públicos que necessitam.
Informações pelo telefone 3982-1062 ou pelo e-mail desenvolvimento@lajeado.rs.gov.br

Readequação do atendimento nos postos de saúde

A partir da necessidade de readequar as equipes internas de saúde para o atendimento dos possíveis casos de coronavírus e para manter o funcionamento adequado dos postos, a Secretaria Municipal da Saúde irá concentrar os atendimentos em alguns locais, reduzir o horário de atendimento em outros e ampliar em outros. Veja abaixo como fica a situação de cada posto.

Ampliação do horário de atendimento:
- Centro de Saúde do Centro: atendimento das 7h30 às 19h, sem fechar ao meio dia
- Centro de Saúde São Cristóvão: atendimento das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 19h

Manutenção dos serviços atuais:
- Campestre
- Conventos
- Jardim do Cedro
- Moinhos
- Montanha
- Olarias
- Santo André
- Santo Antônio
- São Bento
- CAPS Adulto
- CAPSI
- Farmácia Escola
- Medicamentos do Estado

Redução dos serviços atuais:
- Atendimento odontológico apenas para casos de urgência, com atendimento no Centro de Saúde Montanha
- Redução no horário do atendimento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que passa a ser das 7h às 16h

Suspensão total temporária do serviços (até o fim do período de restrições causado pelo coronavírus):
- ESF Morro 25:os pacientes serão atendidos nas unidades Centro de Saúde do Centro, ESF Santo Antônio ou ESF Jardim do Cedro
- UBS Universitário: pacientes serão atendidos no Centro de Saúde São Cristóvão
- Academia de Saúde do Bairro Olarias
- Fisioterapia
- ESF Conservas: pacientes serão atendidos no Centro de Saúde do Centro ou na ESF Jardim do Cedro
- CAPS AD Álcool e Drogas: pacientes serão atendidos no CAPS Adulto
- UBS Universidade

Denúncia de lugares funcionando irregularmente

Para denunciar lugares que deveriam estar fechados e estão funcionando, as pessoas podem preencher um formulário online no link: https://bit.ly/2vIEtG5
As informações são repassadas imediatamente à Ouvidoria do município, que recebe a denúncia e avalia e encaminha as ações necesárias.

Feiras de produtores rurais

A Associação dos Feirantes resolveu manter duas feiras de produtores rurais: na sexta-feira de tarde no Centro (com os portões de estacionamento fechados e controle de entrada de pessoas) e na quarta de manhã no Bairro São Cristóvão (com observação do distanciamento entre feirantes e clientes, uso de luvas, álcool gel, etc.).

Lixo verde e descartes

A Prefeitura de Lajeado solicita a compreensão dos moradores para que não coloquem lixo verde e restos de poda nas ruas nem descartem móveis velhos nas calçadas neste período de restrição. Roçadas e capinas foram suspensas por 15 dias.

Coleta de lixo

A coleta de lixo comum e a coleta seletiva seguem sendo realizadas normalmente.