Prefeitura de Lajeado aplica sanitizante em pontos estratégicos para descontaminação do Coronavírus

24/03/2020

Créditos: Giovane Marasca

Foi iniciada, nesta terça-feira (24/03), uma medida adicional para contenção da disseminação do Coronavírus em Lajeado. Por meio de equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Lajeado está aplicando sanitizante hospitalar em pontos estratégicos da cidade.

Conforme o titular da Sema, Luis Benoitt, os locais definidos para receber a solução são as áreas situadas em frente ao Hospital Bruno Born, em frente a UPA e aos postos de saúde do município, casas geriátricas, além de supermercados e postos de gasolina. “Estamos priorizando os locais mais movimentados, onde as pessoas estão circulando por necessidade”, afirma o secretário.

A solução utilizada é formada por uma base de biguanida polimérica com quaternário de amônia. Benoitt explica que a solução forma uma película sobre a superfície onde é aplicada, agindo por alguns dias e eliminando inúmeros tipos de vírus e bactérias existentes, inclusive o Coronavírus. “Acredita-se que essa solução possa manter descontaminada uma superfície por diversos dias mas vamos reaplicá-la nos pontos estratégicos a cada dois dias”, afirma Benoitt.

Áreas de lazer

Mesmo que não seja recomendado às pessoas que frequentem parques e praças, Benoitt adianta que estes locais também receberão o sanitizante hospitalar. “Sabemos que algumas pessoas estão resistentes a adotar a quarentena e portanto vamos aplicar a solução nas áreas de lazer”, salienta. Contudo, nesta terça-feira, forças de segurança solicitaram a quem estava no Parque dos Dick que retornassem para suas casas, a fim de respeitarem o período de quarentena.

Texto: Rafaeel Scheeren Grün

Foto: Giovane Marasca