Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lajeado tem primeiros casos confirmados de coronavírus e define estratégia para ampliação de atendimento

23/03/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

No sábado, 21/03, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no município. O caso é de um homem, morador de Lajeado, de 57 anos, que voltou de um cruzeiro marítimo. O paciente está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born. A coleta para o exame havia sido realizada na tarde de sexta-feira, 20/03, sendo confirmada no sábado, 21/03, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Outros dois casos foram confirmados no domingo, 22/03. Tratam-se de um homem de 22 anos, que retornou de uma viagem ao exterior, e o terceiro é um homem de 57 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar. 

 

Estratégia futura para ampliação de atendimento

O Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado reuniu-se na manhã desta segunda-feira para avaliar as ações e medidas tomadas, falar sobre a campanha de vacinação e definir as ações futuras.
 
Ampliação de leitos e de atendimento

 
O Hospital Bruno Born já deu início ao processo de esvaziamento gradativo dos leitos que costumam receber pessoas que se recuperam de procedimentos eletivos e outros. A ideia é que o HBB seja a referência municipal para o atendimento de casos mais graves e consiga ir ampliando os leitos para estes casos na medida em que a necessidade vá surgindo. Assim, o segundo espaço que poderá ser ocupado para atender eventuais doentes serão espaços da Univates, onde já há espaço para receber pacientes em grande número para atendimento de casos leves. 
 
- Desta forma, entendemos que será possível atender com adequação a demanda que deverá surgir mais a frente. Como temos um hospital e uma universidade com espaços adequados e que poderão ser ampliados, entendemos que não é necessário, neste momento, montar em Lajeado hospitais de campanha como outros municípios estão fazendo. Temos aqui instalações mais adequadas nestes lugares para o atendimento. Mas é muito importante que outros municípios também se organizem em seus territórios para receber e atender seus próprios pacientes. Teremos que agir em conjunto para evitar problemas - disse o prefeito Marcelo Caumo.
 
 
Epidemiologia dos casos - RS é declarado área de transmissão comunitária
 
 
A partir da Nota Informativa do COE/RS da Secretaria Estadual da Saúde, de 22/03, o Rio Grande do Sul passa a ser declarado área de transmissão comunitária, ou seja, Estado em que há casos de contaminação cuja origem não é mais identificável. Em razão disso, o Estado restringirá os testes de confirmação do coronavírus apenas para os pacientes internados em hospital em estado grave. A partir de agora, então, o município não fará mais coleta domiciliar para testes, mas os telefones da Central de Atendimento 24h seguem atendendo e orientando os casos suspeitos e também as pessoas que se consideram suspeitas de contaminação. 
 
O quadro do município de Lajeado ficou assim - 23/03, 16h30:
 
 
 

Casos notificados (total)

Casos descartados

Casos em investigação

Casos confirmados

18

10

5

3

 

 

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas