Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Instrutores do Proerd participaram de Círculos de Construção de Paz em Lajeado

12/03/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A quarta-feira, 11/03, se tornou mais uma data histórica para o Pacto Lajeado pela Paz. De forma inédita, os cerca de 300 instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar estiveram reunidos em Círculos de Construção de Paz em escolas estaduais e municipais de Lajeado. A ação, que foi proposta pelo Pacto, integrava a programação do Seminário Estadual do Proerd, que encerrou nesta quinta-feira, 12/03.

 

A Justiça Restaurativa integra uma das ações do eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz. Uma de suas metodologias é o Círculo de Construção de Paz, que se tornou uma das atividades fundamentais do programa. “Pela primeira vez em Lajeado e talvez no mundo, um grande número de profissionais da segurança participaram simultaneamente de Círculos. A ideia era formar uma onda de paz conectando policiais e Facilitadores da Paz em Lajeado”, contou a instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues.

 

Ao todo, foram realizados 20 Círculos de Construção de Paz, que foram conduzidos por Facilitadores da Paz, a maioria formados por meio do Pacto. Conforme Tânia, os brigadianos vivenciaram etapas da metodologia do Círculo com o objetivo de criar um momento de cuidado para respirar, acalmar e falar com o coração e fortalecer conexões nos relacionamentos.

 

Entre os 46 facilitadores que estiveram envolvidos na ação estava o Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Ciceri Fernandes. “Foi minha primeira experiência como facilitador e foi muito gratificante. Os brigadianos estavam curiosos para saber como o círculo funcionava e de que forma ele pode ser aplicado. Todos foram bem participativos em todas as atividades propostas”, relatou Leandro, que foi facilitador ao lado de Alexandre Fransozi, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moises Cândido Veloso.

 

“Estou realmente emocionada pela oportunidade de conhecer pessoas excepcionais que honram a farda. Eles são extremamente comprometidos, com humanidade ímpar, consciência social e grandes corações. Todos os participantes foram muito receptivos ao círculo, falaram e escutaram com o coração”, disse a facilitadora Carmen Spalding, 42 anos.

 

Foi a primeira vez que a soldado Cássia Luana Cristofari Margarin, do 9º Batalhão da Polícia Militar de Porto Alegre, participou de um Círculo. “Eu já tinha escutado falar mas nunca havia participado. Achei muito interessante e consegui falar sobre coisas que eu tinha guardado só para mim. O que mais me tocou foi quando me pediram para relembrar um momento que me marcou”, contou a soldado Cássia.

 

Seminário Estadual do Proerd

 

Na manhã desta quinta-feira, 12/03, uma equipe da Secretaria da Educação (Sed) apresentou o programa Pacto Lajeado pela Paz durante o Seminário Estadual do Proerd. O evento ocorreu no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

 

Com o tema “Pacto pela Paz na educação de Lajeado”, a equipe composta pela supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria, Priscilla Hasstenteufel e as orientadoras educacionais Isabel Cristina Bruxel e Joice Marciane Schneider palestraram sobre o programa, apresentando evidências e os programas socioemocionais que serão aplicados nas escolas de Lajeado.

 

O Seminário Estadual encerrou com as palestras “O Efeito Girafa: praticando a Comunicação Não Violenta  nas relações humanas” conduzida pelo psicólogo e especialista em gestão de pessoas, Jéferson Cappellari, e “Bases neurobiológicas da agressão, violência e crime: o impacto do vínculo afetivo na modulação do comportamento e conduta social”, com o Dr. Guilherme Marcos Nogueira.

 

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas