Escolas de Lajeado recebem ações dos instrutores do Proerd

11/03/2020

Créditos: Pietra Darde

Escolas estaduais e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado receberam nesta quarta-feira, 11/03, os policiais da Brigada Militar que atuam como instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em todo o Estado. A ação integra a programação do Seminário Estadual do Proerd, que se estenderá até quinta-feira, 12/03, com o tema “Caminhos Pela Paz”. O evento conta com o apoio do Pacto Lajeado pela Paz.

Os cerca de 300 policiais da Brigada Militar que estão na cidade foram divididos por equipes para vivenciarem um dia de dinâmicas nas escolas de Lajeado. No turno da manhã, todos os alunos estiveram envolvidos com palestras de promoção da qualidade de vida e prevenção criminal e ao uso de drogas. Entre alguns assuntos abordados estavam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), responsabilidades, deveres e postura na escola. O objetivo desta ação foi de promover um dia de integração entre os instrutores e a comunidade escolar.

“Trabalhar com crianças é mágico e fantástico. Durante os 10 encontros do Proerd, criamos uma empatia muito grande por eles. O policial se torna amigo e também vira membro da família das crianças. O carinho que recebemos nos motiva a continuar trabalhando em sala de aula”, contou o instrutor Major Juliano Amaral, que também integra a equipe de coordenação do Proerd.

O intervalo na EMEF Francisco Oscar Karnal (FOK), no bairro Santo Antônio, foi ainda mais atrativo com a presença dos brigadianos e cães do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 23° Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul. Os jovens assistiram a demonstrações de como os cães são utilizados durante o policiamento em ocorrências e abordagens.

As atividades continuam nas escolas na tarde desta quarta-feira com oficina de gestão e dinâmicas de Círculos de Construção de Paz, atividades voltadas aos profissionais da segurança. Em diversas escolas do município, facilitadores da paz formados pelo Pacto Lajeado Pala Paz conduzirão Círculos de Construção de Paz - uma das principais estratégias da Justiça Restaurativa e atividade fundamental no Pacto - com integrantes formados apenas por policiais militares. À noite, após se reunirem com os professores, os brigadianos terão um jantar baile em comemoração aos 22 anos do Proerd, com show de Luiza Barbosa (The Voice Kids), no CTG Querência do Arroio do Meio.

Entrega da Medalha Capitão Pedro Siebra

Na terça-feira, 10/03, durante a cerimônia de abertura do evento, o prefeito Marcelo Caumo aproveitou para realizar a entrega da Medalha Capitão Pedro Siebra para o Secretário Adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Coronel Marcelo Gomes Frota, que não pôde estar presente no evento oficial em dezembro de 2019.

O Coronel Marcelo recebeu a distinção do grau Ouro por ter desenvolvido ações importantes no campo da segurança da comunidade lajeadense e região em 2019. Além dele, outras 30 personalidades também receberam a honraria. (Leia mais clicando aqui),

Confira a programação do Seminário Estadual do Proerd

13h30min - Oficina de gestão
14h30min - Dinâmicas de Círculos de Paz