Aberto Seminário estadual do Proerd em Lajeado

10/03/2020

Créditos: Rafael Scheeren Grün

Contando com a presença de diversas autoridades, nesta terça-feira (10/03), no auditório do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), ocorreu a abertura do Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Com o tema Caminhos Pela Paz, de 10 a 12 de março, de forma inédita em Lajeado, 280 policiais da Brigada Militar que atuam como instrutores em todo Rio Grande do Sul, somados aos professores da rede escolar e facilitadores de círculos de paz participarão do seminário.

O seminário tem o apoio do Pacto Lajeado pela Paz, que existe desde 2019 no município com a realização de operações integradas de aplicação da Lei e também ações preventivas, principalmente nas escolas. Em seu pronunciamento, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, afirmou que o Pacto Lajeado pela Paz e o Proerd se complementam. “Se é pela repetição que se aprende então vamos continuar a trabalhar a prevenção às drogas e à violência nas escolas”, disse Caumo.

Após a abertura do seminário, ocorreu uma apresentação artística feita por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal (FOK), do bairro Santo Antônio. Em seguida, ocorreram as palestras com o médico e deputado federal, Osmar Terra, com o juiz de Direito, Luís Antônio de Abreu Johnson, com o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto de Estado da Segurança Pública, e com a delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, coordenadora do Cipave. Por fim, encerrando o primeiro dia de seminário, foram lançados os vídeos "Caindo na Real".

Na quarta-feira, 11/03, serão realizadas dinâmicas nas escolas participantes do programa e, na quinta-feira, 12/03, serão retomadas as palestras. O evento busca aperfeiçoar a qualificação dos policiais militares envolvidos no programa, atualizar conceitos e metodologias, como também adequar condutas que auxiliam na mediação de atos de desrespeito e violência vivenciadas no cotidiano escolar, como agressão física, verbal, simbólica (bullying), a violência silenciada (indiferença ao outro) e a violência estrutural. O Proerd tem como coordenadora estadual a major Karine Pires Soares Brum.

11/03

8h - Dinâmica de visitação em 25 escolas de Lajeado (palestras de promoção da qualidade de vida e prevenção criminal e ao uso de drogas)

13h30min - Oficina de gestão

14h30min - Dinâmica de Círculos de Paz