Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Programa Conte Comigo

 

O programa Conte Comigo é um programa de desenvolvimento cognitivo e socioemocional de compartilhamento de livros.

 

O Conte Comigo é aplicado em duas versões: professoras da Educação Infantil receberam formação para aplicar o programa em sala de aula com os alunos em idade pré-escolar e de Educação Infantil (3 a 6 anos) e coordenadoras pedagógicas conduzem grupos com cuidadores (podendo ser mães, pais ou representantes), que são ensinados a compartilhar livros com seus filhos em casa. 

 

A técnica de compartilhamento de livros busca instigar as crianças a explorarem e desenvolverem o enredo por meio da imaginação e criatividade, seguindo o interesse da criança, diferente de uma leitura tradicional.

O programa prepara crianças para a escola, ajuda a desenvolver a fala, o vocabulário, o foco e a concentração e fortalece o vínculo entre a criança e a mãe, pai ou cuidador.

 

Conte Comigo nas escolas

 

O programa nas escolas é aplicado em turmas C, D e E de EMEIs e de pré-escola de EMEFs. A cada sessão são trabalhados diferentes livros e explorados diferentes temas e habilidades, voltados para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais específicas nas crianças. Entre algumas habilidades que serão trabalhadas ao longo do programa são a empatia, o controle de impulso e a concentração, que visam preparar as crianças para o início da vida escolar.

 

Conte Comigo em grupos de pais

 

Já em grupo de cuidadores, no qual participam mães, pais ou representantes, os facilitadores ensinam técnicas de compartilhamento de livros e de fortalecimento de vínculos familiares. Os facilitadores fazem isso com o auxílio dos livros, de 7 cartões-resumo e do manual do facilitador, que contém a explicação das técnicas de cada sessão.  Desta forma, os facilitadores fornecem subsídios aos cuidadores para que eles possam compartilhar os livros com as crianças em casa. 

 

A coordenadora do Programa é  Priscilla Hasstenteufel.


de

11