Acessibilidade Contraste

Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

 

ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES:

 

Lajeado está disponibilizando, na medida em que chegam doses, a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos. Para saber qual a idade que está sendo vacinada no momento, clique aqui.

 

- Adolescentes de 12 a 17 anos: Devem levar documento de identidade e carteirinha de vacinação.

 

 


 

ADOLESCENTES COM COMORBIDADES:

 

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades pode ser feita apenas com a vacina da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. 

 

Se você se enquadra neste grupo prioritário, deve buscar um dos pontos de vacinação para receber a sua dose. É preciso apresentar documento de identidade, atestado médico comprovando a comorbidade e um comprovante de residência em Lajeado.

 

O comprovante de comorbidade deve ser preenchido por um profissional da saúde e deve estar pronto para entregar no dia da vacinação. O modelo padrão de comprovante está disponível neste link.

 

Veja abaixo quais são as comorbidades que se enquadram nos critérios da vacinação dos adolescentes:

 

 

 

COMORBIDADE

 

DESCRIÇÃO DA CONDIÇÃO

 

 

Obesidade

 

Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios. 

 

 

Pneumopatias Crônicas Graves

 

Asma - medicamentos em uso: broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório OU Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo OU História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade) OU Displasia Broncopulmonar.

 

 

Imunossupressão 

 

Doenças Congênita/ Rara/ Genética / Autoimune; doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, crianças / adolescentes vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamento ou que justifiquem imunossupressão.

 

 

Hemoglobinopatia Grave

 

 

Doença Falciforme ou Talassemia Maior.

 

Doença Cardiovascular

 

 

Doença cardiovascular e cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. 

 

 

Doença Neurológica Crônica

 

Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular; AVE; Mielite transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações; pacientes acamados. * As crianças com Transtorno do Espectro Autista, Hiperatividades, Histórico de convulsões entre outros, serão vacinadas em outro momento – EXCETO se houver comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas. 

 

 

Síndromes Genéticas

 

Síndrome de Down ou outras condições genéticas.

 

 

Diabetes Mellitus

 

 

Diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo I (insulino - dependente)

 

 


de

0