Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Máscaras

Entidades integrantes do Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado estão dando início a uma mobilização para incentivar o uso de máscaras de proteção facial feitas em casa.

 

A ideia é que as máscaras sejam confeccionadas em casa, aproveitando tecidos não utilizados. As máscaras cirúrgicas industrializadas devem ser deixadas para uso dos profissionais de saúde. Ao mesmo tempo, este tipo de máscara feita em casa não é utilizado em ambiente hospitalar, quando então profissionais de saúde e pacientes devem adotar as regras sanitárias específicas.

 

O que faz a máscara:

- A máscara cria uma barreira física que ajuda a evitar que gotículas que saem da boca de uma pessoa contaminada se espalhem no ar ou caiam em superfícies como mesas, cadeiras e outros locais.
- Desta forma, a máscara evita que pessoas sintomáticos exponham outras pessoas ao contágio.
- Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem manifestar sintomas. Também nestes casos a máscara reduzirá as chances de contágio.
- Confeccione sua própria máscara, usando restos de tecido. Deixe as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde. 
- Lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar do álcool gel, manter distanciamento social e ambientes sempre limpos e ventilados.
- Fique em casa. A máscara não reduz a necessidade de manter o distanciamento social. Somente saia de casa se for muito necessário. Daí, saia usando a máscara.
- Grupos de risco, especialmente idosos, devem manter-se em casa sempre.

 

Como fazer sua máscara:
 
Materiais
- Tecido à base de algodão. O mais indicado é o tricoline 100% algodão
- Faixas elásticas ou laços de cabelo
- Tesoura
- Máquina de costura ou agulha e linha

 

Passo a passo
1. Recorte dois retângulos de tecido, de 20 a 30 cm de altura por 18 cm de largura.
2. Costure uma camada sobre a outra e costure a borda inferior fechada.
3. Dobre uma borda lateral e comece a costurar o tecido para que a faixa elástica ou a presilha de cabelo fique dentro da dobra.
4. Depois de começar, puxe o elástico esticado e costure o resto da dobra, fazendo pelo menos 3 pregas na lateral. As pregas ajudam a máscara a se moldar melhor ao rosto, melhorando a proteção.
5. Repita do outro lado.
6. Certifique-se de passar a máquina várias vezes na parte inicial e final da costura (ou reforce a costura se fizer a mão), pois o elástico estará tensionado nesses pontos.
7. Em vez de elástico, é possível usar também tiras de pano que podem ser amarradas atrás da cabeça.
8. Em caso de dúvida, busque informações na internet. Há vários vídeos explicativos mostrando como fazer.
 
Higienização
- Ao final de cada dia de uso, ou dependendo da necessidade, é preciso higienizar a máscara
- Lave com água e sabão, passe por água fervente e deixe secar
- Use ferro de passar para finalizar a desinfecção

de

0