Acessibilidade Contraste

Produtor Rural

 

Contato:

Fone: 51 3982-1031
E-mail: saurb@lajeado.rs.gov.br
Endereço: Rua Roberto Halschmidt. s/nº (térreo Ginásio Prof. Nelson Brancher)

 

Horário de Atendimento:

Segunda a quinta- feira: 7h30min às 11h30min e 13h30min às 16h 45min

Sexta-feira: 7h30min às 13h30min 

 

SERVIÇOS
 

- Melhoria de acessos as propriedades: todos os agricultores que possuem Talão de Produtor têm direito ao serviço, basta solicitar pessoalmente ou por telefone.

Contato: 51 3982 1031 ou 51 3982 1033.

 

- Transporte de insumos: tais como adubo orgânico e calcário, todos os agricultores que possuem Talão de Produtor têm direito ao serviço, basta solicitar pessoalmente ou por telefone.
Contato: 51 3982 1031 ou 51 3982 1033.

 

- Fincanciamento para custeio e investimentos na propriedade - profinagro: para ter acesso ao financiamento o produtor rural deve solicitar o financiamento via protocolo geral da prefeitura, apresentando orçamento do bem a ser adquirido. Será elaborado um plano simples pelos técnicos da secretaria com visita a propriedade e a solicitação de financiamento será apresentada para o Conselho de Desenvolvimento e de Política Agrícola de Lajeado – CODERPAL, para aprovação ou não. Na visita a propriedade será obrigatória a apresentação do talão de produtor com a movimentação do último ano e de um fiador.

 

- Apoio a Feira do Produtor Rural: a secretaria faz a manutenção e limpeza diária dos espaços de feira, além de prestar atendimento técnico aos feirantes juntamente com a EMATER.

 

Local

Dia

Hora

Feiras de Produção Convencional
Rua João Abott esquina Rua Santos Filho -  Bairro  Centro Terças-feiras, sextas e sábados Terça-feira e sexta das 14h às 18h. Sábados das 8h às 12h

Rua Piauí, 275 - Bairro São Cristóvão

Quartas-feiras e sábados

7h30 às 12h

Feiras de Produção com Base Agroecológica

Junto a Praça João Zart Sobrinho - Bairro Americano

Segundas-feiras

15h30 às 18h30

Junto ao Prédio 7 da Univates

Quintas-feiras

16h30 às 19h30

1º piso do Shopping Lajeado Quartas-feiras 16h30 às 20h

Feira de Peixe Vivo

Rua João Abott esquina Rua Santos Filho -  Bairro Centro Na segunda sexta-feira de cada mês, exceto no mês de maio 9h às 18h ou enquanto houver peixe
 

 

- Auxílio para aquisição de sementes de milho e forrageiras: para fazer o seu pedido de sementes de milho ou de sementes de forrageiras o produtor rural deve se dirigir a secretaria apresentando o seu talão de produtor e o CPF. O período da encomenda é variável e sempre é divulgado com antecedência na imprensa local. O programa de sementes de milho troca-troca faz parte do programa do Governo Estadual com um subsídio a mais do Município de Lajeado. As sementes de forrageiras possuem um subsídio de parte do Município de Lajeado de 50%.

 

- Adubo e uréia: o produtor rural que deseja adquirir adubo e uréia deve fazer sua solicitação na secretaria apresentando talão de produtor, CPF e avalista. O produtor recebe um valor para aquisição destes itens e será convertido em sacos de milho que será quitado no ano seguinte considerando o valor do preço mínimo do milho vigente, estipulado pelo governo.

 

- Calcário: para adquirir calcário o produtor deve se dirigir a secretaria, apresentando talão de produtor e CPF. O programa é subsidiado pelo Município de Lajeado com R$14,00 por tonelada, além de frete gratuito até a propriedade.

 

- Mudas e frutíferas: para aquisição de mudas frutíferas, é necessário se dirigir a secretaria e efetuar o pagamento no ato da encomenda, este programa está disponível a qualquer contribuinte, a retirada será pré-agendada na secretaria.

 

- Serviços de máquina pesada: a secretaria disponibiliza serviços de máquina pesada para os produtores rurais do município. São proporcionados serviços para melhoria dos acessos as propriedades rurais e transporte de materiais, terraplenagens, abertura de reservatórios de águas para os animais, entre outros. Cada produtor tem a gratuidade de 5 horas/máquina por ano, além destas horas, é cobrado o custo da hora/máquina da prefeitura.

 

- Convênio com EMATER-RS/ASCAR: o município mantém um convênio com a EMATER/ASCAR- RS disponibilizando um Engenheiro Agrônomo, um Técnico Agrícola, uma Extensionista Rural para prestar serviços e assistência técnica aos produtores rurais do Município de Lajeado, os serviços estão disponíveis mediante solicitação junto ao escritório local: Rua Bento Gonçalves, 671 sala 201, Centro, telefone: 51 3714 3920.

 

- Serviços de incra: para obter informações basta se dirigir a secretaria.

 


de

0