Oitava operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz

06/01/2020

A oitava operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz foi realizada entre o final da noite de sábado (04/01) e a madrugada de domingo (05/01). O objetivo da ação foi intensificar a fiscalização de alcoolemia entre condutores de veículo.

Participaram da ação agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar por meio da Força Tática, Polícia Civil na parte cartorial, fiscais do Departamento de Trânsito do município e da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Antes de ir para a rua, os participantes da operação se reuniram para alinhar a atividade, organizar o grupo e definir o objetivo do trabalho. Depois, o grupo partiu para os locais da ação.

- Nosso objetivo é o enfrentamento à embriaguez ao volante - disse o secretário municipal da Segurança Pública, Paulo Locatelli, relatando que a queda dos índices de indicadores criminais deve-se ao incansável trabalho integrado das forças de segurança do município de Lajeado.

Durante cinco horas de fiscalização, no km 345 da BR-386 e proximidades, foram fiscalizados 159 veículos e realizados 165 testes com etilômetro. Destes, foram autuados 13 condutores por dirigirem sob a influência de álcool ou por se recusarem a fazer o teste com etilômetro. A multa para quem se recusa a realizar o teste do etilômetro é a mesma imposta ao motorista que tem resultado positivo no teste: R$ 2.934,70. O condutor também tem suspenso o direito de dirigir e, dependendo dos sinais de embriaguez apresentados ou do resultado do teste, ainda pode responder criminalmente.

A PRF alerta que qualquer quantidade de álcool já é capaz de prejudicar a coordenação, o discernimento e o tempo de reação do motorista, colocando inúmeras vidas em risco.

O Pacto Lajeado Pela Paz

A oitava operação integrada faz parte do conjunto de ações preparadas pelo Pacto Lajeado Pela Paz, que está dividido em dois eixos: prevenção, com atuação nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, e aplicação da lei. Elas têm o objetivo de melhorar a sensação de segurança no município, reduzir a perturbação do sossego (uma das principais reclamações dos munícipes), as brigas e ameaças, e aumentar a apreensão de armas de fogo.

O Pacto Lajeado Pela Paz prevê operações integradas a serem realizadas periodicamente no município, abrangendo todos os bairros, e promovendo uma maior segurança e bem-estar da população.