Pacto Lajeado pela Paz é apresentado ao Secretário Nacional de Segurança

10/09/2019

Créditos: Divulgação

Em evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ainda na segunda-feira (09/09), o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, apresentou a metodologia aplicada às ações do Pacto Lajeado pela Paz ao Secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), general Guilherme Theophilo.

“Tivemos uma receptividade muito boa por parte do general Theophilo, uma vez que as ações do pacto não se focam apenas na repressão, mas sobretudo na fiscalização e prevenção à violência”, afirmou Caumo.

Conforme o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli, o evento em questão abordava a utilização de Guardas Municipais, Segurança Privada e Parcerias na Segurança Pública do Rio Grande do Sul, a convite do deputado estadual tenente-coronel Zucco. Segundo Locatelli, o interesse em conhecer as ações do pacto se dão pelo motivo dele implementar ações que tiveram grande êxito na redução da violência em cidades como Nova Iorque, nos EUA, e em Medelín e Bogotá, na Colômbia. “O pacto se utilizará de programas que já possuem resultados científicos concretos que comprovam que reduzem a violência”, salienta o secretário.

Programas para fortalecimento das famílias, formação de valores de cidadania e convivência nas escolas, antibullying, bem como identificação de jovens com riscos e criação de programas personalizados na prevenção à violência compõe parte da estratégia do pacto. A reunião contou com a participação do coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner.