Quarta operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz age em estabelecimentos noturnos

07/09/2019

Créditos: Carolina Garske/O Informativo do Vale

A quarta operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz foi realizada entre o final da noite de sexta-feira (06/09) e a madrugada de sábado (07/09). O foco foi a apuração de denúncias de perturbação do sossego e descumprimento de alvarás por parte de estabelecimentos que funcionam em horário noturno localizados no bairro Alto do Parque Avenida Alberto Müller, próximo à rótula da Univates, no bairro Universitário.

Participaram da ação 25 pessoas e nove viaturas, entre agentes policiais da Brigada Militar, Força Tática, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e fiscais do Departamento de Trânsito do município, da Secretaria da Saúde e da Secretaria do Meio Ambiente, além de integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública. As atividades começaram com uma reunião preparatória realizada no quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha. De lá, os agentes partiram em direção ao foco da ação. Entre a meia-noite de sábado e as 2h de domingo, foram fiscalizados três estabelecimentos. Além disso, 23 veículos foram abordados pelo Departamento de Trânsito durante a operação.

O Pacto Lajeado Pela Paz

A quarta operação integrada realizada faz parte do conjunto de ações preparadas pelo Pacto Lajeado Pela Paz, que está dividido em dois eixos: prevenção, com atuação nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, e aplicação da lei. Elas têm o objetivo de melhorar a sensação de segurança no município, reduzir a perturbação do sossego (uma das principais reclamações dos munícipes), as brigas e ameaças, e aumentar a apreensão de armas de fogo.

O Pacto Lajeado Pela Paz prevê operações integradas a serem realizadas periodicamente no município, abrangendo todos os bairros, e promovendo uma maior segurança e bem-estar à população.

Resultados da 4ª Operação Integrada do Pacto Lajedo Pela Paz

Durante a operação, verificou-se que os PPCIs dos estabelecimentos foram elaborados para um tipo de uso do espaço físico, mas na realidade os locais estavam sendo utilizados de outra forma, sendo que então seria necessário outro tipo de adequação e de PPCI.

Os locais verificados:

Primeiro local verificado - Restaurante na Avenida Alberto Muller
Bombeiros notificaram o estabelecimento por alteração no PPCI (obstrução de saída de emergência, medidas de prevenção e alteração do layout) Local foi evacuado e o evento foi cancelado. A Vigilância Sanitária notificou o estabelecimento para adequação de documentos. A Secretaria do Meio Ambiente verificou ruído no local (som mecânico) e o excesso dos limites, então haverá notificação posterior.

Segundo local verificado - Bar na Avenida Avelino Talini
Bombeiros notificaram o estabelecimento por não ter alvará, mas o local em processo para se adequar. Vigilância Sanitária agendou reunião com os proprietários. Sema autuou estabelecimento por ser reincidente em som alto.

Terceiro local verificado - Bar na BR-386
Bombeiros notificaram o estabelecimento por Aateração no PPCI (bstrução de saída de emergência, medidas de prevenção). Local foi evacuado e o evento foi cancelado. Sema notificou estabelecimento para que faça adequação acústica.