Pacto pela Paz é apresentado a organizações religiosas do município

20/05/2019

Créditos: Giovani Marasca

O projeto Pacto pela Paz foi apresentado na sexta-feira, 17/05, para líderes das organizações religiosas de Lajeado. A apresentação foi feita pelo prefeito, Marcelo Caumo, e pela vice-prefeita Gláucia Schumacher no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado. O titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Paulo Locatelli Gandin, a coordenadora de compras do município, Eliana Ahlert Heberle, e a coordenadora executiva do Pacto pela Paz, Beatriz Bigaton, estiveram presentes no encontro.

O objetivo do encontro foi apresentar o Pacto e entender como o projeto pode promover e potencializar as ações que já são feitas nas instituições religiosas.

- Estamos conversando com todas as entidades de nossa comunidade, e achamos muito importante trazer organizações religiosas para conhecer o Pacto. O trabalho comunitário realizado pelas igrejas e a preocupação destes grupos com a cultura da paz nos mostram que temos muito em comum e que esta parceria poderá ser muito benéfica para todos, integrando projetos e fortalecendo as ações que já são realizadas - disse o prefeito, Marcelo Caumo.

Para o pastor Eric Nelson, da Comunidade Evangélica de Lajeado, as igrejas podem colaborar especialmente na questão da prevenção. “Achei muito importante a proposta que a prefeitura traz e também pela iniciativa de incluir diversos segmentos da sociedade. As igrejas podem colaborar especialmente na questão de prevenção, ajudando as famílias a aprender a dialogar e a cuidar melhor um do outro. Acredito que as igrejas terão muita disposição em colaborar nesse projeto”, contou Nelson.

O Pacto Pela Paz é um projeto que buscará desenvolver a criação de uma cultura de paz no município com o objetivo de prevenir a violência. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o Pacto atuará desde áreas de apoio a gestantes sobre como cuidar de seus filhos, passando pela capacitação socioemocional de crianças e adolescentes, até ações de integração de polícias e fiscalização para uma atuação mais efetiva contra a transgressão de normas no município.

Durante a reunião, foram apresentados os cinco eixos estruturais do Pacto Lajeado pela Paz: Prevenção Social, Urbanismo, Fiscalização Administrativa, Tecnologia e Policiamento e Justiça.

Saiba mais

O Pacto Lajeado pela Paz já está em desenvolvimento em cidades com Pelotas, Niterói (RJ) e Fortaleza e outras 20 cidades da região metropolitana do Ceará. Com base em metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), o projeto atua em ações para prevenir a violência desde a gestação da criança até ações voltadas a jovens com comportamento violento. O objetivo é agir antes para prevenir problemas mais graves no futuro.