Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Lajeado lança projeto para inserir beneficiários de programas sociais inscritos no cadastro único no mercado de trabalho

Emprega+ Lajeado vai conectar beneficiários de programas sociais a vagas de trabalho formal e capacitações profissionais no município

13/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Isabella Giasson

O município de Lajeado, líder na geração de emprego e renda no Vale do Taquari, deu mais um passo para fortalecer o acesso da população ao mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura lançou o programa Emprega+ Lajeado, iniciativa que busca transformar a assistência social em oportunidade e incentivar a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado formal.

O programa é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o Promove Lajeado e o Pacto Lajeado pela Paz. O público-alvo são beneficiários de programas sociais como CadÚnico, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de pessoas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e desempregados em idade produtiva aptos ao trabalho formal.

“Lajeado vive um momento de pleno desenvolvimento. Assim como em muitos lugares, ainda enfrentamos o desafio de aproximar empresas que buscam mão de obra  e pessoas que têm capacidade para trabalhar, mas dependem de programas sociais. O Emprega+ Lajeado nasce dessa união entre o poder público e o setor produtivo: uma política que valoriza o trabalho, o mérito e a responsabilidade individual. Queremos tornar as pessoas cada vez menos dependentes de benefícios sociais, pois o emprego significa dignidade, autonomia e a chance de cada pessoa construir seu próprio futuro”, destaca a prefeita Gláucia Schumacher.

Como funciona
O programa envolve busca ativa de pessoas em idade produtiva, entrevistas com os potenciais candidatos e inserção das informações em um banco de talentos do Emprega+ Lajeado, disponível para as empresas parceiras.

As empresas mantenedoras da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (AGIL) terão acesso aos cadastros e poderão contatar diretamente os candidatos. As informações são disponibilizadas mediante termo de adesão e confidencialidade, garantindo segurança e transparência no processo. Após o período inicial do programa o município irá avaliar a possibilidade de ampliar as informações a outras empresas que tiverem interesse.

 O Emprega+ Lajeado contará com um sistema de acompanhamento e monitoramento contínuo das ações, garantindo que os resultados sejam avaliados e aperfeiçoados ao longo do tempo. O modelo permite ajustes, ampliação do escopo e inclusão de novos parceiros, fortalecendo o ciclo produtivo entre capacitação, oportunidade e empregabilidade.


 

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas