Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Lajeado registra queda de 20% no número de beneficiários do Bolsa Família

Até outubro de 2025, município contabilizou 1.945 famílias cadastradas no programa do governo federal

10/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: João Guilherme Einloft

O número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Lajeado teve uma redução de 20% nos últimos dez meses. Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, aponta que até outubro de 2025 o município contabilizava 1.945 famílias cadastradas no programa federal. Em dezembro de 2024, eram 2.435. No mesmo período, o total de pessoas contempladas passou de 6.433 para 5.184, uma queda de 19,4%.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o movimento é resultado da reinserção de famílias no mercado de trabalho, somado ao bloqueio de benefícios irregulares. Desde maio, a pasta intensificou o monitoramento dos cadastros e aprimorou os mecanismos de controle, garantindo atualizações constantes e mais precisão nas informações.

Para a prefeita Gláucia Schumacher, a redução é reflexo do fortalecimento econômico de Lajeado e também do trabalho técnico e constante da secretaria.

“Nada transforma mais a vida de uma família do que a oportunidade de trabalhar e se sustentar com o próprio esforço. É isso que estamos vendo em Lajeado: mais autonomia, menos dependência. Ao mesmo tempo, o sistema se torna mais eficiente, garantindo que o recurso chegue a quem realmente precisa”, destacou.

Reconhecido como líder na geração de empregos formais na região do Vale do Taquari, Lajeado vem consolidando indicadores que apontam para o crescimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida da população. Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), Lajeado ocupa o 2º lugar no Rio Grande do Sul e o 25º no Brasil entre os municípios de médio porte com melhor desempenho em áreas como economia, sustentabilidade e bem-estar social.

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas