Notícias
Desenvolvimento Social
Partiu Futuro Reconstrução forma primeira turma de jovens aprendizes em Lajeado
11/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A primeira turma do programa Partiu Futuro Reconstrução, em Lajeado, recebeu seus certificados de conclusão em cerimônia na segunda-feira, 10/11. O evento de formatura dos 24 jovens aprendizes ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e contou com a presença do vice-prefeito, Guilherme Cé, da titular da SMDS, Eliana Ahlert Heberle e da gerente operacional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) EM Lajeado, Kátia Raquel Böhmer.
O programa foi criado a partir de uma ação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), como uma resposta direta aos danos causados pelas enchentes, integrando o escopo do Plano Rio Grande. O programa é executado em parceria com a Prefeitura de Lajeado, por meio da SMDS e com o CIEE-RS.
O público-alvo foram jovens de 14 a 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), residentes em municípios, até então, em estado de calamidade pública e que estejam matriculados ou sejam egressos da rede pública de ensino. Durante 12 meses, os aprendizes foram contratados sob o regime da Lei da Aprendizagem, com carteira assinada, jornada de 20 horas semanais, salário, auxílio-alimentação e vale-transporte quando necessário. A carga horária total do programa foi de 1.040 horas, sendo aproximadamente 640 horas de prática profissional e 400 horas de formação teórica.
Além da inserção no mercado de trabalho, o Partiu Futuro Reconstrução se destacou por oferecer um suporte integral aos jovens, incluindo acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro, ações voltadas para a reconstrução de vínculos, autoestima e redes de apoio.
- Importante para estes jovens a vivência com o serviço público. Percebemos a relevância para o desenvolvimento pessoal e a desenvoltura na comunicação. São novos aprendizados e habilidades que dão início à busca pela autonomia através do trabalho – destacou a secretária Eliana.
Segundo ela, o governo do Estado do RS lançará em breve o edital da segunda edição do programa. Os Planos de Trabalho já estão sendo assinados pelos municípios que manifestaram interesse nesta 2ª Edição, como é o caso de Lajeado.
Editoriais
Desenvolvimento Social
Compartilhe:
de
2