Notícias
Educação
Prefeitura de Lajeado firma parceria com o Instituto Stella Goulart para qualificar a educação infantil
18/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Isabella Giasson
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), firmou uma parceria com o Instituto Stella Goulart com o objetivo de fortalecer a qualificação da rede municipal de educação infantil. A iniciativa busca promover a formação dos educadores e implementar a abordagem do Observatório da Cultura Infantil (OBECI) nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
O projeto terá duração de quatro anos, com término previsto para o final de 2028. As formações são realizadas quinzenalmente, de forma on-line, com encontros de duas horas, além de dois eventos presenciais por ano, o próximo está programado para outubro de 2025.
A parceria integra o conjunto de ações da SED voltadas à valorização da educação infantil e à melhoria da qualidade do ensino na rede municipal.
A supervisora de educação infantil da Secretaria de Educação, Ana Cristina Kich, explica sobre a importância da parceria para a qualificação de profissionais da rede municipal.
- Essa parceria busca qualificar as relações nas escolas, aprimorar práticas e ambientes, e tornar o cotidiano escolar mais significativo, proporcionando às crianças experiências ainda melhores no dia a dia - destaca Ana.
Na semana de 4 a 8 de agosto, formadores do Instituto estiveram em Lajeado para dar continuidade às atividades. Na segunda-feira, 04/08, os representantes do instituto participaram de uma reunião na SED com a secretária de Educação, Adriana Vettorello. No dia seguinte, acompanharam a jornada das EMEIs Pequeno Aprendiz, do bairro São Bento, e Recanto Infantil, no bairro Moinhos. Estas duas escolas são as chamadas Escolas Estrelas, que servirão de inspiração para as demais escolas na implementação da abordagem e estratégias do instituto. Já na quarta-feira, 06/08, promoveram um encontro de formação com as coordenadoras pedagógicas das 24 EMEIs do município.
As atividades continuaram na quinta e sexta-feira, 07 e 08/08, com as professoras da etapa creche (0 a 3 anos) e da pré-escola (4 a 5 anos). As educadoras participaram de dinâmicas de desenho com diferentes materiais e propostas, como observação com cavaletes, uso de aquarela, desenho de imaginação e desenho com fita adesiva. Após a dinâmica, a programação incluiu uma roda de conversa para reflexão sobre as práticas pedagógicas e a apresentação de novas abordagens para o cotidiano escolar. No total, 30 educadores participaram desta etapa.
Instituto Stella Goulart
O Instituto Stella Goulart nasceu com o propósito de nutrir a cultura da infância, tanto dentro da escola como fora dela. O objetivo é que a criança encontre as bases para ser, criar, e viver essa cultura, com liberdade, alegria e segurança. Embasados pela pedagogia participativa, a criança é prioridade absoluta, e que todas tenham acesso aos seus direitos e a escolas de qualidade.
OBECI
O Observatório da Cultura Infantil (OBECI) é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional criada em 2013, idealizada e coordenada pelo professor Dr. Paulo Fochi. O Observatório tem como objetivo reunir profissionais da educação infantil interessados na reflexão e na transformação de seus contextos de atuação.
Escolas Estrelas
As Escolas Estrelas são EMEIs que servirão de inspiração para as demais escolas do município. O processo de escolha das duas EMEIs iniciou ainda em 2024, quando a SED já avaliava a possibilidade da parceria com o Instituto. Em dezembro do mesmo ano, a diretora-geral do instituto fez uma apresentação para as equipes diretivas, que puderam se inscrever para o processo de seleção. Foram nove escolas inscritas, que passaram por uma pré-seleção por meio de entrevistas com as equipes diretivas, destas foram selecionadas cinco. Em fevereiro, essas escolas receberam a visita do Instituto para conhecer a estrutura física e acompanhar um turno da jornada de trabalho de cada, sendo então escolhidas as duas Escolas Estrelas: Pequeno Aprendiz e Recanto Infantil. As equipes destas escolas receberão a formação com o Instituto diretamente para as professoras, terão suporte do Instituto para repensar os espaços e materiais, e, ainda, receberão móveis, equipamentos e materiais, que auxiliarão para a implementação da abordagem pedagógica do OBECI. Para as demais escolas a formação acontece com as coordenadoras pedagógicas e serão ofertados minicursos para os demais profissionais.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
5