Notícias
Educação
Corpo de Bombeiros Militar inicia Projeto Bombeiro Mirim em parceria com Prefeitura de Lajeado
06/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

O Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação, deu início ao projeto educacional Bombeiro Mirim na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) D. Pedro I. Esta é a 3ª edição do projeto. A primeira aula ocorreu na tarde desta quarta-feira, 06/08, com alunos do 5º ano, com idades entre 10 e 12 anos.
Esta EMEF foi escolhida pela Secretaria de Educação e recebe o projeto desde 2023, na primeira edição. O projeto é voluntário, ou seja, os alunos interessados se inscreveram para participar. Os encontros ocorrem no contraturno escolar, sempre às quartas-feiras.
As aulas abordam diferentes temas e treinamentos como prevenção de incêndios, de afogamento, de acidentes domésticos, de desastres naturais, preservação do meio ambiente, primeiros socorros, entre outros. O projeto tem como objetivo promover a consciência de riscos, preparação para agir em situações de emergência, estimular a consciência de cidadania e a preservação ambiental.
Os alunos recebem um kit com mochila, caderno, farda de bombeiro mirim, garrafa de água e um kit de higiene bucal.
Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, tenente Fausto Gusmão Althaus, o curso aborda hierarquia e disciplina militar, aplicado aos diversos temas como noções básicas de prevenção de incêndio, de acidentes domésticos, entre outros.
- Por ser um projeto não obrigatório, vemos o engajamento das famílias e dos alunos em participar da atividade. São três edições, e tivemos apenas duas desistências. Já formamos 58 bombeiros mirins e, agora, temos mais 30 em formação – avalia o comandante.
Formatura
A formatura da 3ª turma está prevista para o dia 1º de novembro. Para se formar, os alunos precisam ter a farda completa entregue de forma gratuita pelo projeto, cumprir as atividades demandadas pelos orientadores do curso e ter frequência contínua. Se o aluno faltar três vezes no total das aulas ou duas vezes consecutivas sem justificativa, ele não se forma.
O comandante Althaus explica que, durante o curso, os alunos têm diversas atividades a serem cumpridas e, conforme elas são entregues, eles recebem recompensas.
- Assim como eles têm deveres a serem cumpridos, eles também recebem algo em troca. É um treinamento para a vida – destaca.
O projeto Bombeiro Mirim é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a administração municipal. A Construtora e Incorporadora Lyall, o Imec Supermercados e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Condemas) fornecem os uniformes e equipamentos para os alunos do projeto.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
5